Gaudium news > Catedral de Bayonne recebe iluminação especial

Catedral de Bayonne recebe iluminação especial

Por ocasião da Jornada Europeia dos Patrimônios, a Catedral terá sua fachada ricamente iluminada

 

França – Bayonne (14/09/2021 15:30, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônios históricos, que ocorre oficialmente nos dias 18 e 19 de setembro, a catedral de Bayonne, no Sudoeste da França, recebe uma iluminação especial na sua parte externa. A iniciativa é uma acordo conjunto entre a Diocese, a prefeitura e a empresa responsável pela iluminação, Archilumen.

As projeções artísticas, que se iniciaram no último dia 8, vão ocorrer até 10 de outubro. Assim, todos os dias ao cair da noite a catedral terá a fachada iluminada bem como seu pórtico oeste. A iluminação é inspirada nos vitrais da própria Catedral que representam o ciclo da Criação do Mundo e a Redenção.

Construção do século XII e patrimônio mundial

A Catedral de Santa Maria (ou Catedral de Bayonne) é uma construção gótica do século XIII e sede episcopal da diocese de Bayonne, na região sudoeste da França. Desde 1998, a construção e o claustro que lhe é contíguo receberam o título de patrimônio mundial. A Catedral abriga ainda a urna com as relíquias de São Leão, bispo de Bayonne no século IX. (FM)

Com informações de Bayonne.fr

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas