Gaudium news > Catedral da Sé de São Paulo inicia campanha para restauração de seu órgão de tubos

Catedral da Sé de São Paulo inicia campanha para restauração de seu órgão de tubos

“A experiência de entrar aqui sem música não é completa. É como um corpo sem alma”, afirmou o Maestro Del­phim Rezende Porto, Diretor de Música da Catedral da Sé.

Catedral da Se de Sao Paulo inicia campanha para restauracao de seu orgao de tubos 2

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO.

São Paulo (15/12/2023 15:40, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo iniciou uma campanha para arrecadar fundos com o objetivo de restaurar o órgão de tubos da Catedral da Sé. Fabricado em Milão entre os anos de 1953 e 1954, este órgão é considerado o maior instrumento musical da metrópole, possuindo cerca de 11 mil tubos.

Completamente cala­do há mais de 20 anos

Inaugurado em 1954, dez meses após a abertura da Catedral, este imponente órgão de tubos chegou a ser considerado um dos maiores da América Latina. Devido a um processo de deterioração gradual dos seus componentes, o alto custo e o grau elevado de especiali­zação para sua manutenção, desde a década de 1980, ele passou a funcionar parcialmente.

Durante o período de restauração ge­ral da Catedral da Sé, entre os anos 1999 e 2002, a situação se agravou após os tubos de instalações elétricas terem sido da­nificados pela poeira e cimento. A última vez que se tem registro de seu funcionamento foi durante os ensaios que antecederam a reabertura do templo paulista, em setembro de 2002.

Catedral da Se de Sao Paulo inicia campanha para restauracao de seu orgao de tubos 1

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO.

Projeto de restauração do órgão

Há dez anos foi iniciado o projeto de restauração do órgão, tendo sido calculado todo o elevado custo para desmontar e transpor­tar o instrumento para Azzio, no norte na Itália, onde se encontra a oficina de restauro de órgãos Mascioni, herdeira da técnica da família que cons­truiu o instrumento.

As empresas e pessoas físicas podem, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, destinar parte dos recursos que iriam para o pagamento do Imposto de Renda ao financiamento para restauração do órgão, além de também poderem realizar doações diretas. Algumas empresas inclusive já se comprometeram com o projeto.

Um corpo sem alma

Segundo o Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral, dentre as propostas para arrecadação de fundos, se reflete sobre a possibilidade da criação de uma campanha na qual os doadores apadrinhem cada uma dos tubos do órgão, assim como ocorreu na época de restauração dos vitrais da Catedral.

Para o Maestro Del­phim Rezende Porto, Diretor de Música da Catedral da Sé, “a Catedral, e os demais templos ca­tólicos são verdadeiras obras nas quais as pessoas podem ter contato com o sa­grado também por meio da beleza e da arte. No entanto, falta o sentido da audi­ção, porque a experiência de entrar aqui sem música não é completa. É como um corpo sem alma”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas