Gaudium news > Catedral Basílica é declarada Patrimônio Cultural e Histórico da Bolívia

Catedral Basílica é declarada Patrimônio Cultural e Histórico da Bolívia

Segundo o Padre Hugo Ara, reitor do templo, esta é “uma das catedrais mais importantes da América Latina, com uma abóbada excepcional e o maior átrio de todas as catedrais do continente”.

Catedral basilica de San Lorenzo Santa Cruz de la Sierra

Foto: Por EEJCC – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=86303473

Santa Cruz – Bolívia (20/09/2023 14:12, Gaudium Press) A Assembleia Legislativa de Santa Cruz declarou a Catedral Basílica Menor de São Lourenço como Patrimônio Cultural, Material, Eclesiástico, Arquitetônico, Arqueológico e Histórico.

Uma das catedrais mais importantes da América Latina

O projeto de lei, que teve por objetivo preservar os valores religiosos, humanos e morais fundamentais para a identidade do povo boliviano, foi aprovado por 21 votos a favor e deverá ser promulgado pelo governador Luis Fernando Camacho.

Após agradecer aos envolvidos, o Padre Hugo Ara, reitor da Catedral Basílica de São Lourenço, ressaltou que o templo é “uma das catedrais mais importantes da América Latina, com uma abóbada excepcional e o maior átrio de todas as catedrais do continente”.

Breve história da Catedral Basílica de São Lourenço

A primeira construção da Catedral Basílica de São Lourenço ocorreu na segunda metade do século XVI tendo como responsável o mercedário Frei Diego de Porres. O templo foi reconstruído no ano de 1770 por Dom Francisco Ramón Herboso y Figueroa, então Bispo de Santa Cruz de la Sierra.

A consagração da atual Catedral aconteceu no dia 18 de agosto de 1915. Já o título de Basílica Menor foi outorgado pelo Papa São João Paulo II, durante visita apostólica que o Santo Padre realizou na Bolívia no ano de 1988. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas