Cartaz e oração para Campanha da Fraternidade 2025 são divulgados
A iniciativa seguirá o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Redação (05/08/2024 10:06, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta segunda-feira, 5 de agosto, o cartaz e a oração para a Campanha da Fraternidade 2025, que no ano que vem seguirá o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A ecologia foi a questão mais tratada ao longo dos 61 anos de existência da iniciativa (um total de oito vezes).
A escolha do tema e do lema desta edição foram motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira organizada na Amazônia.
Identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025
A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 apresenta São Francisco de Assis em destaque, representando o homem novo que viveu uma experiência com o amor do Pai, em Jesus crucificado, e reconciliou-se com Deus, os irmãos e toda a criação.
A Cruz é um elemento importante que aparece no centro do cartaz, recordando a experiência do Santo com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. Durante o tempo da Quaresma, somos convidados à conversão.
Estão presentes ainda a natureza, representada por uma araucária, um ipê amarelo, um igarapé, um mandacaru, uma onça pintada e umas araras canindés, que simbolizam a fauna e a flora brasileiras; e o cenário urbano, com prédios e favelas, onde se aglomeram verdadeiras multidões em um estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida.
Oração para Campanha da Fraternidade 2025
Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.
Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.
Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.
Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém! (EPC)
Deixe seu comentário