Gaudium news > Carta aberta pede que UNESCO ajude a preservar a antiga Basílica de Santa Sofia

Carta aberta pede que UNESCO ajude a preservar a antiga Basílica de Santa Sofia

A Associação dos arqueólogos gregos escreveu uma carta aberta, na qual pede a intervenção da UNESCO para ajudar na preservação do monumento histórico de Santa Sofia

A islamização da Basílica de Santa Sofia reabre feridas agrava divisões diz Cardeal Bo 3

Redação (11/09/2022 16:00, Gaudium Press) A Associação de arqueólogos gregos pede que a UNESCO ajude a proteger a antiga igreja de Santa Sofia, atualmente convertida em mesquita muçulmana, na cidade turca de Istambul.

A Associação dos arqueólogos gregos escreveu uma carta à diretora da UNESCO, Audrey Azoulay, pedindo uma intervenção decisiva para proteger o monumento histórico de Santa Sofia.

Santa Sofia (do grego Haiga Sophie – Santa Sabedoria), é um dos edifícios religiosos mais conhecidos do mundo e tornou-se patrimônio mundial da UNESCO, em 1985.

Construída em estilo bizantino pelo Imperador Justiniano no século VI, Santa Sofia era originalmente uma basílica e o edifício religioso mais importante do Império Romano do Oriente.

Em 1453, com a queda de Constantinopla, a igreja transformou-se em mesquita. Em 1934, Mustafa Kemal Ataturk transformou a mesquita em museu.

Por fim, em 2020, após uma decisão polêmica do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o edifício foi transformado novamente em mesquita.

Com a alta afluência do público que frequenta o edifício para as orações diárias dos muçulmanos, o monumento vem se deteriorando e sendo vandalizado ao longo deste período.

Na carta, a associação dos arqueólogos denuncia as depredações e a falta de controle e de segurança por parte das autoridades, o que denota uma indiferença em relação à preservação do monumento milenar. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas