Carmelitas comemoram 90 anos da Basílica de Nossa Senhora do Carmo em SP
Para celebrar este acontecimento histórico, foi iniciada uma novena em Honra e Louvor a Nossa Senhora do Carmo, com o tema “Com Maria no discipulado de Jesus: caminho da humildade e do serviço”.
São Paulo (08/07/2024 12:53, Gaudium Press) A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo, está completando 90 anos. Por ocasião dessa efeméride, os carmelitas estão se preparando para celebrar a festa da padroeira, no dia 16 de julho, de forma especial.
No dia 6 de julho foi iniciada uma novena em Honra e Louvor a Nossa Senhora do Carmo, que segue o tema “Com Maria no discipulado de Jesus: caminho da humildade e do serviço”. Durante este período, também estão sendo recitados Terços e celebradas Santas Missas. No dia 15 de julho, será celebrada as Vésperas da Solenidade, que será festejada com toda a pompa no dia 16 de julho.
Breve história da Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Apesar da devoção do Carmo ter iniciado no Brasil em 1580, os carmelitas só chegaram na cidade de São Paulo em 1594. Inicialmente a igreja dos carmelitas na capital paulista era próxima à Sé, porém o imóvel foi desapropriado e com isso, em 1934 foi inaugurada oficialmente a igreja que em 1950 foi elevada ao status de Basílica menor, pelo Papa Pio XII.
“A comunidade está comemorando com muita alegria, porque são 90 anos da presença dos Freis ali e a presença deles contribuiu muito para a vida espiritual da comunidade que está ali no entorno. Então, é grande alegria, tempo comemoração e, inclusive, a festa de Nossa Senhora do Carmo entrou para o calendário de São Paulo”, afirmou o Frei Eduardo Ferreira, ecônomo provincial, em entrevista à ACI Digital.
Dia de Nossa Senhora do Carmo é incluído no Calendário Oficial do Estado
O vice-governador em exercício do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, promulgou nesta semana uma lei que inclui o Dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, no Calendário Oficial do Estado. O autor do projeto dessa lei foi o deputado estadual Rogério Santos (MDB).
Justificando seu projeto, o parlamentar afirmou que “os paulistas têm por Nossa Senhora do Carmo grande devoção, demonstrada pelos templos a ela erigidos, em festas tradicionais e a elegendo sua padroeira. E por estas manifestações de Fé, entendo que sua inclusão no Calendário Oficial do Estado de São Paulo representa a vontade de milhares de nossos concidadãos, em seu louvor”. (EPC)
Deixe seu comentário