Gaudium news > “Caridade cristã não é simples filantropia”, afirma Papa no Angelus

“Caridade cristã não é simples filantropia”, afirma Papa no Angelus

O caminho da verdadeira caridade é olhar para o outro com os olhos de Jesus; é ver Jesus no rosto dos pobres; é ter Jesus no centro, sempre.

O caminho da verdadeira caridade é olhar para o outro com os olhos de Jesus; é ver Jesus no rosto dos pobres; é ter Jesus no centro, sempre.

 

Cidade do Vaticano (24/08/2020, 12:10 – Gaudium Press) Antes da recitação do Angelus do domingo, na Praça São Pedro, o Papa Francisco dirigiu-se aos fiéis e peregrinos explicando que a ação solidária da Igreja Católica tem de partir do encontro concreto com Jesus Cristo e os pobres, para ser realmente “cristã”.

“A Caridade Cristã não é simples filantropia”

O Papa afirmou que “A caridade cristã não é simples filantropia. Por um lado, é olhar para o outro com os próprios olhos de Jesus; por outro, é ver Jesus no rosto dos pobres. Este é o verdadeiro caminho da caridade cristã, com Jesus no centro, sempre”.

“Estai atentos, disse Francisco: é indispensável e louvável que a pastoral das nossas comunidades esteja aberta às tantas pobrezas e emergências que estão por todo o lado. A caridade é sempre a via mestra do caminho de fé, da perfeição da fé. Mas é necessário que as obras de solidariedade que fazemos não distraiam do contato com o Senhor Jesus”.

O caminho da verdadeira caridade é olhar para o outro com os olhos de Jesus; é ver Jesus no rosto dos pobres; é ter Jesus no centro, sempre.

Papa convida a respondermos a pergunta de Jesus feita aos apóstolos: “E tu, quem dizes que eu sou?”

Dando continuidade a suas palavras Francisco referiu-se ao Evangelho do dia e convidou os que estavam presentes na Praça de São Pedro a que respondessem à pergunta que Jesus fez aos apóstolos, na passagem do Evangelho lida neste domingo nas igrejas de todo o mundo: “E tu, quem dizes que eu sou?”.

O Papa ainda explicou que “Cada um de nós deve dar uma resposta, não teórica, mas que envolve fé, isto é, vida, porque a fé é vida”.

A fé de Pedro é “a pedra inabalável sobre a qual o Filho de Deus quer construir a sua Igreja”

O Papa destacou a importância do momento em que Pedro professa sua fé em Jesus como Messias e Filho de Deus:
“Esta confissão do Apóstolo é provocada pelo próprio Jesus, que quer levar os seus discípulos a dar o passo decisivo no seu relacionamento com Ele. Na verdade, todo o caminho de Jesus com aqueles que o seguem, especialmente com os doze, é uma jornada de educação da sua fé”, precisou.

O Pontífice ainda destacou que a fé manifestada por Pedro é “a pedra inabalável sobre a qual o Filho de Deus quer construir a sua Igreja, isto é a sua comunidade”.
“A Igreja avança sempre sobre a fé de Pedro, sobre a fé que Deus reconhece, que Jesus reconhece, fazendo-o chefe da Igreja”, sublinhou. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas