Gaudium news > Cardeal Zenon Grocholewski falece na Polônia

Cardeal Zenon Grocholewski falece na Polônia

Com o falecimento do Cardeal Grocholewski, o Colégio Cardinalício passa a ser composto por 221 purpurados, sendo 122 eleitores e 99 não eleitores.

Cardeal Zenon Grocholewski falece na Polônia

Redação (17/07/2020 17:00, Gaudium Press) O Cardeal Zenon Grocholewski, prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica, faleceu nesta sexta-feira, 17, na Polônia, aos 80 anos de idade.

As Exéquias do purpurado polonês serão realizadas às 11 horas (horário de Roma), do próximo sábado, 18 de julho, no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Leonardo Sandri, vice-decano do Colégio de Cardeais, juntamente com os cardeais presentes em Roma. Ao final da Celebração Eucarística, o Papa presidirá o ritual da ‘Ultima Commendatio’ e da ‘Valedictio’.

Mensagem de pesar do Papa Francisco

O Papa enviou um telegrama endereçado a Wladislaw Grocholewski, irmão do falecido cardeal. Em sua mensagem, o pontífice recorda com gratidão “o benemérito trabalho por ele realizado quer como apreciado docente de Direito Canônico nas pontifícias universidades Gregoriana e Lateranense, quer como autor de numerosas publicações científicas”.

Francisco ressalta ainda que Dom Zenon Grocholewski se “dedicou generosamente ao serviço da Santa Sé, inicialmente como secretário e prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, e mais tarde na qualidade de prefeito da Congregação para a Educação Católica”.

Com o falecimento do Cardeal Grocholewski, o Colégio Cardinalício passa a ser composto por 221 purpurados, sendo 122 eleitores e 99 não eleitores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas