Gaudium news > Cardeal You Heung-Sik visita São Paulo e encontra fiéis coreanos

Cardeal You Heung-Sik visita São Paulo e encontra fiéis coreanos

Esta é a quarta vez que o purpurado visita a Paróquia destinada aos fiéis coreanos e aos seus descendentes em São Paulo.

Cardeal You Heung Sik visita Sao Paulo e encontra fieis coreanos 1

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.

São Paulo (29/06/2023 12:45, Gaudium Press) O Cardeal Lazzarus You Heung-Sik, Prefeito do Dicastério para o Clero, presidiu uma Santa Missa, no último domingo, 25, para os fiéis da Paróquia Pessoal Coreana Santo André Kim Degun, na Arquidiocese de São Paulo. Esta é a quarta vez que o purpurado visita a Paróquia destinada aos fiéis coreanos e aos seus descendentes em São Paulo.

Alegria por rever os conterrâneos

Em sua homilia, Dom Lazzarus manifestou sua alegria por reencontrar a comunidade coreana de São Paulo e recordou de sua última visita à cidade, ressaltando que apesar da distância física, esteve unido espiritualmente aos fiéis.

“Estou muito feliz em revê-los após esse período e os cumprimento por enfrentarem esses tempos difíceis [de pandemia] com força e testemunho de caridade fraterna”, destacou. “O Santo Padre me pediu que enviasse a vocês a sua bênção e que lhes pedisse que não deixassem de rezar por ele”.

Cardeal You Heung Sik visita Sao Paulo e encontra fieis coreanos 3

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.

Igreja Católica na Coreia

O catolicismo na Coreia chegou através de livros escritos por missionários cristãos da China. Os coreanos, assim que descobriram a Fé Católica, logo aderiram a ela, adotando-a como sua religião. Lee Seung-Hoon foi um desses estudiosos que foi até Pequim, na China, com o objetivo de seguir o catolicismo. Após ser batizado, retornou à Coreia, fundando a primeira comunidade cristã no país.

Não demorou muito para que a Fé Católica fosse alvo de perseguição na Coreia. Por mais de um século a Igreja Católica coreana foi perseguida. Ao longo deste triste período da história, mais de 10 mil fiéis foram martirizados por não renegarem a Fé recebida através do sacramento do Batismo. A Coreia do Sul possui atualmente por volta de 50 milhões de habitantes, dos quais aproximadamente 5 milhões são católicos (10,7% da população).

Cardeal You Heung Sik visita Sao Paulo e encontra fieis coreanos 2

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.

Sangue de mártires, semente de novos cristãos

Para o Cardeal You Heung-Sik os mártires coreanos foram e são a força e inspiração dos fiéis católicos no país asiático. “O sangue dos mártires nos encoraja para testemunhar que não é possível ser cristão sem unir a Fé e a vida. Ser um bom católico significa viver a Palavra de Deus, testemunhar a Fé com o amor de Jesus, sendo necessário, na maioria das vezes, navegar contra a corrente de tantas coisas que fazem mal à humanidade”, assegurou.

O purpurado coreano realizará ainda uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, como parte de sua programação no Brasil. No próximo domingo, 2 de julho, às 10h30, o Cardeal You Heung-Sik presidirá mais uma Santa Missa na Paróquia Pessoal Coreana. Nesta mesma data, na parte da noite, embarcará rumo à Guatemala. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas