Gaudium news > Cardeal Schönborn enviado especial do Papa nos 1100 anos do martírio de Santa Ludmila

Cardeal Schönborn enviado especial do Papa nos 1100 anos do martírio de Santa Ludmila

Santa Ludmila é considerada a primeira mártir cristã na Boêmia e um símbolo do cristianismo em terra tchecoslovaca.

Cardeal Schonborn enviado especial do Papa nos 1100 anos do martirio de Santa Ludmila

Redação (25/08/2021 12:16, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, O.P., para ser seu enviado especial para as celebrações pelos 1.100 anos do martírio de Santa Ludmila, a primeira Santa boêmia e avó do Príncipe São Venceslau.

A Igreja Católica na República Tcheca celebrará a efeméride com inúmeros eventos comemorativos por todo o país. O dia 18 de setembro será o ponto alto das celebrações, que ocorrerão no local do martírio de Santa Ludmila, na cidade de Tetin, perto de Praga.

Santa ludmila 1 1

História de Santa Ludmila

Santa Ludmila nasceu no ano de 859 em Lusatia, região hoje correspondente aos territórios da Polônia, Alemanha e República Tcheca. Ainda adolescente casou-se com o duque da Boêmia, Borisvoj, sendo batizada junto de seu marido por São Metódio, o apóstolo dos eslavos.

Tendo cedo ficado viúva, Ludmila doou todos os seus bens aos pobres e após a morte de seu filho mais velho Vratislaus, os nobres confiaram a regência do ducado à sua esposa Drahomira e a educação de seu neto mais velho Venceslau à sua avó cristã.

Santa ludmila

Primeira mártir cristã na Boêmia

A regente, em um ataque de ciúmes, acusou Ludmila de pretender governar o ducado, influenciando Venceslau e a forçou a se retirar para o Castelo de Tetin. Lá, na noite de 15 de setembro de 920, foi estrangulada sob ordens prováveis da própria Drahomira.

Ludmila é considerada a primeira mártir cristã na Boêmia, um símbolo do cristianismo em terra tchecoslovaca e, ao mesmo tempo, uma expressão da unidade boêmia dentro do Império Austro-Húngaro, especialmente na segunda metade do século passado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas