Gaudium news > Cardeal Sarah nomeado membro da Congregação para Igrejas Orientais

Cardeal Sarah nomeado membro da Congregação para Igrejas Orientais

Ordenado sacerdote aos 24 anos, tornou-se Bispo aos 34 e aos 75 anos, já serviu a três Papas: João Paulo II, Bento XVI, Papa Francisco.

Ordenado sacerdote aos 24 anos, tornou-se Bispo aos 34 e aos 75 anos, já serviu a três Papas: João Paulo II, Bento XVI, Papa Francisco.

Redação (11/052021, 17:00,  Gaudium Press) No último dia 8 de maio, sábado, o Cardeal Robert Sarah foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para as Igrejas Orientais.

A Congregação para as Igrejas Orientais é o dicastério encarregado das igrejas de rito oriental em comunhão plena com o Papa e, atualmente, tem como prefeito o Cardeal Leonardo Sandri,

De novembro de 2014 até sua renúncia por limite de idade, em fevereiro de 2021, o Cardeal Sarah exerceu a função de prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. 

Em poucas linhas: quem é Robert Sarah

Robert Sarah nasceu em 15 de junho de 1945 no seio de uma família humilde na pequena cidade de Ourous, na antiga Guiné Francesa, hoje denominada República da Guiné, ou Guiné-Conakry.

Ele ingressou no seminário menor de Santo Agostinho de Bingerville, na Costa do Marfim tendo 12 anos. Porém, logo teve que deixar o seminário por motivo do conflito armado entre Guiné e a Costa do Marfim.

Só em 1962 começou a frequentar a escola pública de Kindia e, finalmente, conseguiu entrar em um outro seminário onde se formou em 1964.

Mudou-se para a França em setembro de 1964 e ingressou no Seminário maior de Nancy. Porém, mais uma vez seu caminho foi bloqueado e teve que interromper seus estudos devido às tensões políticas entre a Guiné e a França.

Então, o seminarista Robert Sarah teve que mudar-se para o Senegal, onde estudou teologia em Sébikotane, de 1967 a 1969, quando foi ordenado sacerdote aos 24 anos, em 20 de julho de 1969. Aos 34 anos, em 13 de agosto de 1979, foi nomeado arcebispo de Conakry.

Serviu a três Papas: João Paulo II, Bento XVI, Papa Francisco

Em 1º de outubro de 2001, o Papa São João Paulo II o nomeou Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Em 7 de outubro de 2010, recebeu a nomeação de presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”.

No mês seguinte, foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI.

Em 23 de novembro de 2014, foi nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, pelo Papa Francisco. (JSG)

(Foto VaticanNews.Va)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas