Gaudium news > Cardeal Richard Baawobr falece aos 64 anos

Cardeal Richard Baawobr falece aos 64 anos

Após a morte do Cardeal africano, o Colégio dos Cardeais fica composto por 225 Cardeais, dos quais 126 são eleitores e 99 não-eleitores.

Cardeal Richard Baawobr falece aos 64 anos

Itália – Roma (28/11/2022 11:49, Gaudium Press) O Cardeal ganense Richard Kuwiia Baawobr, faleceu neste último domingo, 27, aos 64 anos. O purpurado havia sido criado Cardeal pelo Papa Francisco no último Consistório, realizado no dia 27 de agosto deste ano. Por motivos de saúde ele não pôde participar da celebração.

Missionários da África

A notícia da morte do Cardeal Baawobr foi divulgada pelo secretário-geral dos Missionários da África (Padres Brancos), aos quais o cardeal pertencia. Através de nota assinada pelo Padre André-Léon Simonart, os religiosos informaram que o purpurado faleceu no Hospital Gemelli, em Roma.

“Que Richard descanse na paz de seu Senhor a quem serviu tão generosamente. Nossas orações e pensamentos estão também com sua família, sua diocese, seus companheiros bispos e todos os seus amigos e conhecidos”, diz trecho da nota informativa.

Breve biografia de Richard Kuwiia Baawobr

Richard Kuwiia Baawobr nasceu no dia 21 de junho de 1959 em Tom-Zendagangn. Em 1981 ingressou na Sociedade dos Missionários da África fazendo seu juramento missionário em 5 de dezembro de 1986 no St Edward’s College em Londres e sendo ordenado sacerdote em Gana no dia 18 de julho de 1987.

Estudou teologia e exegese bíblica no Instituto Missionário de Londres, obtendo ainda licenciatura em Escritura e doutorado em Teologia, com especialização em Teologia Bíblica. Em 2010 se tornou o primeiro sacerdote africano eleito superior geral da Sociedade dos Missionários da África.

No dia 30 de julho de 2022, foi eleito presidente do SECAM, o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, durante a 19ª Assembleia Plenária do órgão continental, realizada em Acra, Gana. Desde era Bispo de Wa e em 29 de maio de 2022 o Papa Francisco o incluiu na lista de 21 novos Cardeais, sendo criado Cardeal no dia 27 de agosto seguinte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas