Gaudium news > Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguração do Cristo Redentor

Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguração do Cristo Redentor

Em sua homilia, Dom Orani recordou que “de qualquer lugar no mundo, quem vê a imagem do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, logo identifica o nosso país”.

Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguracao do Cristo Redentor 2

Redação (13/10/2020 16:26, Gaudium Press) Por ocasião dos 89 anos de inauguração do monumento do Cristo Redentor, no Corcovado, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Santa Missa de ação de graças nesta segunda-feira, 12 de outubro.

Primeiro santuário a céu aberto do mundo

A celebração eucarística, que ocorreu aos pés do monumento, foi organizada pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, sendo parte da programação preparatória para se comemorar os 90 anos do primeiro santuário a céu aberto do mundo, inaugurado em 12 de outubro de 1931.

Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguracao do Cristo Redentor 1

Quem vê a imagem do Cristo Redentor logo identifica o nosso país

Em sua homilia, Dom Orani recordou que “de qualquer lugar no mundo, quem vê a imagem do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, logo identifica o nosso país”. Segundo ele, “o monumento, que é um dom da Igreja, presente em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, tem muitos simbolismos e, um deles, é o mosaico de pedras-sabão que revestem o seu corpo. Atrás de cada uma delas estão os nomes das pessoas que ajudaram a construir o monumento. Quando nos revestimos de Jesus Cristo por meio da unidade e da comunhão, podemos construir mais que um monumento. O Redentor, de braços abertos, nos ensina que podemos ter um mundo de irmãos”.

Devemos nos inspirar na missão de Nossa Senhora

Ao comentar as leituras do dia, Dom Orani ressaltou que devemos nos inspirar na missão de Nossa Senhora, anunciando e apresentando Nosso Senhor Jesus Cristo, o Redentor, como a única solução para um mundo de irmãos. Destacou ainda que Nossa Senhora, assim como fez nas Bodas de Caná, continua intercedendo pelas necessidades de cada um dos filhos de Deus.

Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguracao do Cristo Redentor 3

“A missão de Maria é de apresentar seu filho, Jesus Cristo, ao mundo. No episódio em Caná, não se tratou simplesmente de uma festa de casamento que faltou vinho. Faltou o necessário para que as pessoas pudessem viver na alegria como irmãs, filhas de Deus”, sublinhou o purpurado.

Nossa Senhora está atenta e intercede por nossas necessidades

O Arcebispo assegurou ainda que “Maria é aquela que está atenta e intercede por nossas necessidades. Ao mesmo tempo, ela nos orienta para que a água se transforme em vinho, para que as coisas aconteçam e se transformem. ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’, disse ela. Que do alto do Corcovado nós possamos também escutar a voz de Cristo, aquele que realiza maravilhas e transforma nossos corações, e que Ele nos inspire em ajudar e a querer o bem das pessoas”.

Recordando de outra festa celebrada no dia 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida, Dom Orani afirmou que o Brasil nasceu católico e que Maria, há 303 anos, continua sua missão de mostrar o Redentor ao mundo. Missão esta desempenhada através da imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul.

Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguracao do Cristo Redentor 5

Simbolismo da imagem de Nossa Senhora Aparecida

“A missão de Maria é anunciar Jesus Cristo para todas as pessoas que necessitam de uma nova vida. A pesca, as redes, os peixes, são símbolos da evangelização, e a água sinal do Batismo. De maneira especial, a imagem que aparece é enegrecida, se identifica com os escravos, as pessoas mais excluídas da época”, salientou.

Outro simbolismo destacado pelo Cardeal na imagem de Aparecida é o fato dela ter sido encontrada quebrada em dois pedaços e posteriormente, já no século XX, ter sido despedaçada por um fanático em centenas de pedaços. Apesar disso, “a imagem sempre foi reconstruída, lembrando que é possível reconstruir a comunhão, a unidade e o respeito às diversidades, para o bem de todos.”

Cardeal Orani celebra os 89 anos de inauguracao do Cristo Redentor 4

Concluindo sua homilia, o Arcebispo do Rio de Janeiro exortou os fiéis a elevarem suas preces a Deus através da intercessão de Nossa Senhora, e que continuem confiando na intercessão de Maria, seguindo em frente, “mesmo com as investidas dos dragões e das serpentes, pois sabemos que os valores cristãos podem transformar a sociedade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas