Gaudium news > Cardeal Odilo celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada na Catedral da Sé

Cardeal Odilo celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada na Catedral da Sé

O purpurado destacou que a vida consagrada é uma grande riqueza da vida da Igreja e os religiosos são pessoas especialmente consagradas a Deus para darem testemunho de Cristo no meio do povo de Deus.

Cardeal Odilo celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada na Catedral da Se 1

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.

São Paulo (03/02/2023 14:36, Gaudium Press) Por ocasião do Jornada Mundial da Vida Consagrada, celebrada no dia 2 de fevereiro, data da festa litúrgica da Apresentação do Senhor, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu uma Santa Missa Solene na Catedral da Sé.

A celebração eucarística, organizada pela Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil, contou com a participação dos religiosos e religiosas consagrados que vivem e atuam na Arquidiocese de São Paulo. Na ocasião, também se celebrou os 21 anos da ordenação episcopal de Dom Odilo.

A vida consagrada é uma grande riqueza da vida da Igreja

Em sua homilia, o purpurado tratou sobre o significado teológico dessa festa, marcada pelo rito de bênção das velas na entrada da igreja, que depois são acesas representando Nosso Senhor Jesus Cristo, luz que ilumina os povos. O Arcebispo de São Paulo ressaltou que a apresentação do Senhor enfatiza a Fé cristológica da Igreja, “em Jesus Cristo, sumo sacerdote, verdadeiro templo de Deus para humanidade”.

O Cardeal destacou que a vida consagrada é uma grande riqueza da vida da Igreja e os religiosos são pessoas especialmente consagradas a Deus para darem testemunho de Cristo no meio do povo de Deus. “Jesus é o consagrado por excelência: sua vida dedicada inteiramente a Deus e à humanidade, até versar o seu sangue sobre a Cruz, sua glorificação e o envio do Espírito Santo, selando, dessa forma, a graça da redenção que nos trouxe e consagra a todos nós se a ele nos unimos pela Fé”, frisou.

Cardeal Odilo celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada na Catedral da Se 2

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.

Os religiosos consagrados são uma pregação do Reino de Deus

Logo depois, Dom Odilo explicou que a vida consagrada religiosa tem seu significado na consagração de Cristo. “Por sua vida, os religiosos consagrados são uma pregação do Reino de Deus. Por isso, caríssimos e caríssimas, deem esse testemunho de Fé corajosamente. O restante do que fazem, se não for acompanhado de um forte testemunho de Fé, não tem diferença em relação àqueles que não têm Fé”.

Tratando dos votos professados pelos religiosos, o Arcebispo de São Paulo assegurou que mediante os votos eles não renunciam coisas ruins, mas “renunciam em favor de coisas que são ainda maiores, definitivas, valores do Reino de Deus. Por esses valores, podemos sacrificar sem problemas valores menores, por muito que sejam bons”. Por fim, o Cardeal expressou sua admiração e apreço por todos os consagrados. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas