Gaudium news > Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo emérito de Brasília, falece aos 95 anos

Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo emérito de Brasília, falece aos 95 anos

O purpurado estava internado desde o dia 17 de setembro, quando foi diagnosticado com Covid-19.

Cardeal Jose Freire Falcao Arcebispo emerito de Brasilia faleceu aos 95 anos 1

Redação (27/09/2021 10:00, Gaudium Press) Na noite deste domingo, 26 de setembro, o Arcebispo emérito de Brasília (DF), Cardeal José Freire Falcão faleceu aos 95 anos. O purpurado estava internado desde o dia 17 de setembro, quando foi diagnosticado com Covid-19.

Pesar da Arquidiocese de Brasília, da CNBB e do Papa Francisco

Em nota, a Arquidiocese de Brasília lamentou o falecimento e ressaltou que “sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”.

Manifestando seu pesar pelo falecimento do Cardeal Dom José Freire Falcão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu por sua contribuição, recordando que ele foi o segundo Bispo católico no Distrito Federal, aumentando o número de sacerdotes e paróquias. Além de preparar a recepção do Papa São João Paulo II no ano de 1991.

“Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes”, afirmou o Papa Francisco em um telegrama de pesar enviado ao Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa.

Cardeal Jose Freire Falcao Arcebispo emerito de Brasilia faleceu aos 95 anos

Breve biografia do Cardeal José Freire Falcão

Nascido no dia 23 de outubro de 1925, na cidade cearense de Ererê, o Cardeal José Freire Falcão ingressou no Seminário da Prainha, aos 14 anos, sendo ordenado sacerdote no ano de 1949 na Diocese de Limoeiro do Norte (CE), a mesma na qual foi nomeado Bispo em 1967.

Entre os anos de 1971 e 1984, foi Arcebispo de Teresina (PI), sendo transferido em seguida para Brasília, onde ficou até se aposentar, no ano de 2004. Foi criado Cardeal no dia 28 de junho de 1988 e participou do conclave que elegeu o Papa Bento XVI em 2005. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas