Gaudium news > Cardeal Duka: Cardeal Marx e Mons. Batzing querem atacar Ratzinger

Cardeal Duka: Cardeal Marx e Mons. Batzing querem atacar Ratzinger

No entanto, “Ratzinger e Wojtyla foram um grande presente de Deus”, afirmou o cardeal tcheco.

Dominik kardinal Duka 2019 700x730 1

Redação (22/04/2022 06:59, Gaudium Press) Em sua resposta aos mais de 70 bispos que criticavam o desvio do caminho sinodal alemão e alertaram para um cisma que ali seria gerado, Mons. Batzing declarou que o caminho sinodal era uma resposta à crise dos abusos sexuais na Alemanha e lamentava que os bispos críticos não soubessem disso.

Bem, agora o Cardeal Dominik Duka, Arcebispo de Praga, apontou uma corrente de bispos alemães que usam o abuso sexual como desculpa para alcançar objetivos “políticos” dentro da Igreja e atacar Bento XVI.

“Sim, Monsenhor Georg Gänswein tem razão: há uma tendência na Alemanha em querer atacar Joseph Ratzinger. Os ataques contra ele por parte do Cardeal Reinhard Marx e Monsenhor Georg Bätzing não estão certos”, disse o cardeal em entrevista à La Nueva Brujula Cotidiana.

“Ratzinger e Wojtyla foram um grande presente de Deus”

No entanto, Bento XVI, com suas repetidas advertências sobre a ditadura do relativismo, fez um grande bem, por exemplo, para um país fortemente secularizado como a República Tcheca. O cardeal Duka ressaltou que Bento não era apenas um grande teólogo, mas um modelo de homem de fé.

O cardeal destacou que Bento XVI se tornou amigo de Vaclav Havel, o primeiro presidente após a queda do regime comunista na então Tchecoslováquia. Eles compartilhavam dos mesmos ideais de liberdade.

“Uma fé enraizada na verdade. Karol Wojtyla e Joseph Ratzinger são duas grandes personalidades da Igreja, assim como o foram Achille Ratti e Eugenio Pacelli no século XX”, sublinhou o prelado tcheco.

E acrescentou :

“Ratzinger e Wojtyla foram um grande presente de Deus para a Europa Central: dois papas tão próximos de nossa história e cultura. João Paulo II foi um libertador da Europa Central da ditadura comunista, e Bento XVI também foi um presente, porque compreendia muito bem a nossa situação, tendo vivido a dura experiência da ditadura nazista”.

Com informações Infocatólica.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas