Gaudium news > Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil

Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil

A cerimônia, que ocorreu dentro de uma Celebração Eucarística na Catedral Basílica da Transfiguração do Senhor, foi transmitida pelas redes sociais.

Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil

Bahia – Salvador (08/06/2020 12:00, Gaudium Press) Na noite da última sexta-feira, 05 de junho, o Cardeal Sergio da Rocha tomou posse como Primaz do Brasil e 28º Arcebispo de Salvador. A cerimônia, que ocorreu dentro de uma Celebração Eucarística na Catedral Basílica da Transfiguração do Senhor, foi transmitida pelas redes sociais.

Arcebispo Emérito Dom Murilo Krieger

O rito de posse foi iniciado com a saudação do então Administrador Apostólico e Arcebispo Emérito, Dom Murilo Krieger. Em suas palavras, o prelado deu as boas vindas ao novo Arcebispo e explicou que apesar limitado número de participantes “multidões que nos acompanham e rezam conosco, nesta noite, graças aos meios de comunicação social”.

Entrega da Bula Papal e Báculo

Logo depois, foi realizada a entrega da Bula Papal, que autoriza e nomeia o novo Arcebispo metropolitano. O documento foi lido pelo chanceler da Arquidiocese de Salvador, Padre Ademilton Santa Bárbara. Após a leitura, Dom Murilo entregou a Dom Sergio o Báculo, que é a insígnia episcopal que representa o cuidado e a proteção do pastor pelo seu rebanho, imitando o Cristo Bom Pastor.

Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil 2

Em sua homilia, Dom Sergio ressaltou que desde que foi nomeado, voltou seu olhar e coração para a Arquidiocese de Salvador, sua nova família. “Com o amor de pai, de irmão e de amigo, assumo esta nova missão com esperança e alegria, sabendo que vou encontrar irmãos e amigos com os quais quero conviver fraternalmente e trabalhar juntos para o Reino de Deus”, afirmou.

Um chamado ao amor de Deus

Refletindo sobre as leituras do dia, o purpurado destacou alguns pontos que considerou relevantes em sua posse, e que apontam um caminho para ser seguido pelo novo Arcebispo na condução da Igreja local. Um dos aspectos diz respeito ao “amor de Deus” e está presente na primeira carta de São João que diz “Deus nos amou primeiro e enviou seu Filho” (I Jo 4,7-16).

Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil 3

“Se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. A Igreja de Salvador é chamada a experimentar e a testemunhar o amor de Deus, em gestos concretos de serviço e solidariedade. É chamada a amar a todos, especialmente os mais sofredores. É chamada a amar, antes de ser amada. Amar com generosidade”, explicou.

Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil 4

Comentando o Evangelho (Jo 15,9-17) que diz “fui eu que vos escolhi”, Dom Sergio enfatizou que a iniciativa é de Deus, o amor d’Ele vem primeiro. “Amar e servir por primeiro, de graça e por graça de Deus, sem esperar recompensa. Isso que vale para toda a Igreja, peço a Deus, nesta Eucaristia, que seja uma realidade cada vez mais vivida em Salvador. A Arquidiocese primacial, a primeira do Brasil, seja conhecida pela primazia do amor fraterno, da caridade, da comunhão”, concluiu.

Assinatura do Termo de Posse Canônica

Ao término da Santa Missa, após assinar o Termo de Posse Canônica, Dom Sergio agradeceu Dom Murilo e o recordou que Salvador ainda é a sua casa e que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia continua sendo a sua família.

Assinatura do Termo de Posse Canônica Cardeal Dom Sergio da Rocha

“Continue a sentir-se em casa, continue a sentir-se membro dessa família. Muito obrigado por tudo! Que Deus me ajude a cumprir, o mais fielmente possível a missão que me concede uma grande graça, mas ao mesmo tempo uma tarefa imensa, uma responsabilidade imensa. Por isso, continue a rezar por mim e por esta Igreja querida de Salvador”, concluiu. (EPC)

Fotos: Divulgação da Arquidiocese de Salvador / Catiane Leandro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas