Gaudium news > Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil

Cardeal Dom Sergio da Rocha toma posse como novo Arcebispo Primaz do Brasil

A cerimônia, que ocorreu dentro de uma Celebração Eucarística na Catedral Basílica da Transfiguração do Senhor, foi transmitida pelas redes sociais.

Bahia – Salvador (08/06/2020 12:00, Gaudium Press) Na noite da última sexta-feira, 05 de junho, o Cardeal Sergio da Rocha tomou posse como Primaz do Brasil e 28º Arcebispo de Salvador. A cerimônia, que ocorreu dentro de uma Celebração Eucarística na Catedral Basílica da Transfiguração do Senhor, foi transmitida pelas redes sociais.

O rito de posse foi iniciado com a saudação do então Administrador Apostólico e Arcebispo Emérito, Dom Murilo Krieger. Em suas palavras, o prelado deu as boas vindas ao novo Arcebispo e explicou que apesar limitado número de participantes “multidões que nos acompanham e rezam conosco, nesta noite, graças aos meios de comunicação social”.

Entrega da Bula Papal e Báculo

Logo depois, foi realizada a entrega da Bula Papal, que autoriza e nomeia o novo Arcebispo metropolitano. O documento foi lido pelo chanceler da Arquidiocese de Salvador, Padre Ademilton Santa Bárbara. Após a leitura, Dom Murilo entregou a Dom Sergio o Báculo, que é a insígnia episcopal que representa o cuidado e a proteção do pastor pelo seu rebanho, imitando o Cristo Bom Pastor.

Em sua homilia, Dom Sergio ressaltou que desde que foi nomeado, voltou seu olhar e coração para a Arquidiocese de Salvador, sua nova família. “Com o amor de pai, de irmão e de amigo, assumo esta nova missão com esperança e alegria, sabendo que vou encontrar irmãos e amigos com os quais quero conviver fraternalmente e trabalhar juntos para o Reino de Deus”, afirmou.

Um chamado ao amor de Deus

Refletindo sobre as leituras do dia, o purpurado destacou alguns pontos que considerou relevantes em sua posse, e que apontam um caminho para ser seguido pelo novo Arcebispo na condução da Igreja local. Um dos aspectos diz respeito ao “amor de Deus” e está presente na primeira carta de São João que diz “Deus nos amou primeiro e enviou seu Filho” (I Jo 4,7-16).

“Se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. A Igreja de Salvador é chamada a experimentar e a testemunhar o amor de Deus, em gestos concretos de serviço e solidariedade. É chamada a amar a todos, especialmente os mais sofredores. É chamada a amar, antes de ser amada. Amar com generosidade”, explicou.

Comentando o Evangelho (Jo 15,9-17) que diz “fui eu que vos escolhi”, Dom Sergio enfatizou que a iniciativa é de Deus, o amor d’Ele vem primeiro. “Amar e servir por primeiro, de graça e por graça de Deus, sem esperar recompensa. Isso que vale para toda a Igreja, peço a Deus, nesta Eucaristia, que seja uma realidade cada vez mais vivida em Salvador. A Arquidiocese primacial, a primeira do Brasil, seja conhecida pela primazia do amor fraterno, da caridade, da comunhão”, concluiu.

Assinatura do Termo de Posse Canônica

Ao término da Santa Missa, após assinar o Termo de Posse Canônica, Dom Sergio agradeceu Dom Murilo e o recordou que Salvador ainda é a sua casa e que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia continua sendo a sua família.

“Continue a sentir-se em casa, continue a sentir-se membro dessa família. Muito obrigado por tudo! Que Deus me ajude a cumprir, o mais fielmente possível a missão que me concede uma grande graça, mas ao mesmo tempo uma tarefa imensa, uma responsabilidade imensa. Por isso, continue a rezar por mim e por esta Igreja querida de Salvador”, concluiu. (EPC)

Fotos: Divulgação da Arquidiocese de Salvador / Catiane Leandro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas