Gaudium news > Cardeal de São Paulo preside Missa durante Encontro anual de coroinhas e acólitos

Cardeal de São Paulo preside Missa durante Encontro anual de coroinhas e acólitos

O evento é promovido anualmente pela Pastoral Vocacional, no contexto do mês vocacional e da memória de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.

Cardeal de São Paulo preside Missa durante Encontro anual de coroinhas e acólitos 1

São Paulo (10/08/2020 16:00, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 08 de agosto, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu uma Santa Missa na Catedral da Sé por ocasião do encontro anual de coroinhas e acólitos.

O evento é promovido anualmente pela Pastoral Vocacional, no contexto do mês vocacional e da memória de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas que é celebrado no dia 15 deste mês de agosto.

A Santa Missa foi concelebrada por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa e por diversos sacerdotes, dentre os quais, o coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, Padre José Carlos dos Anjos.

Por conta da pandemia de coronavírus, este ano somente alguns representantes das regiões episcopais puderam marcar presença. Os demais servidores do altar das paróquias e comunidades da Arquidiocese, acompanharam a celebração através da internet.

Missa dos coroinhas

Missa dos coroinhas e acólitos.

Posted by Catedral da Sé – SP on Saturday, August 8, 2020

Importância do trabalho dos coroinhas e incentivo à formação na Fé

Em sua homilia, Dom Odilo parabenizou os coroinhas pelo serviço prestado à Igreja e os incentivou a seguirem firmes nessa missão, pois o serviço do altar, quando bem feito, ajuda os demais fiéis a rezarem bem.

O purpurado também recomendou aos jovens servidores do altar para que se formem bem, não somente em relação à liturgia, mas também no aprofundamento dos ensinamentos da Fé. Como caminho seguro para essa formação, recomendou a catequese.

“Muitos de vocês já fizeram a primeira comunhão, talvez a Crisma ou estão se preparando para recebê-la. Este tempo de catequese é muito importante para aprender aquilo que nós cremos e como a Igreja crê”, ressaltou.

Estudo do catecismo da igreja católica

O estudo do Catecismo da Igreja Católica e da vida dos Santos

Ainda tratando sobre o estudo do Catecismo da Igreja Católica, o Arcebispo de São Paulo exortou os coroinhas a procurarem “compreender, pelo Catecismo, o que a Igreja diz, por exemplo, sobre a celebração da Missa e dos demais sacramentos. Assim, vocês estarão também aprendendo o conteúdo da Fé celebrada”.

Além disso, recordou que aquilo que os cristãos creem é celebrado na Liturgia e deve também ser praticado através de um testemunho de vida que esteja de acordo com essa Fé. Dom Odilo ainda recomendou que se procure conhecer a vida dos Santos, testemunhas fiéis do seguimento a Jesus Cristo.

Cardeal de São Paulo preside Missa durante Encontro anual de coroinhas e acólitos 2

Os grupos de coroinhas são grandes celeiros de vocações sacerdotais

Recordando que também foi coroinha, Dom Odilo destacou que os grupos de coroinhas são grandes celeiros de vocações sacerdotais. E aconselhou para que estejam atentos ao chamado de Deus.

Concluindo sua homilia, o Cardeal agradeceu aos coroinhas, em nome de toda a Arquidiocese e de todas as Paróquias, pelos serviços prestados nas liturgias celebradas nas comunidades. “Que Deus os ajude, ilumine e abençoe pela intercessão de São Tarcísio”, finalizou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas