Gaudium news > Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, morre aos 87 anos

Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, morre aos 87 anos

O corpo do purpurado será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo e posteriormente enterrado na cripta da Catedral paulista.

Cardeal Claudio Hummes Arcebispo emerito de Sao Paulo morre aos 87 anos

São Paulo (04/07/2022 11:52, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, faleceu o Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Nota do Cardeal Odilo Scherer

Através de uma nota pesar e esperança, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, atual Arcebispo de São Paulo, convidou os fiéis a “elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou”.

O corpo do purpurado será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo e posteriormente enterrado na cripta da Catedral paulista. “Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, Cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, concluiu o Cardeal Odilo em comunicado para toda a Arquidiocese.

dom claudio hummes

Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Paulo.

Breve biografia do Cardeal Cláudio Hummes

Nascido em Salvador do Sul (RS), no dia 8 de agosto de 1934, Auri Afonso Hummes ingressou na Ordem Franciscana dos Frades Menores no dia 1º de fevereiro de 1952, professando seus votos solenes quatro anos depois, mudando seu nome para Cláudio.

Foi ordenado sacerdote por Dom João Resende Costa, no dia 3 de agosto de 1958. No dia 25 de maio de 1975, foi ordenado Bispo, tomando posse da Diocese de Santo André. Em 29 de maio de 1996 foi nomeado Arcebispo de Fortaleza, sendo transferido para a Arquidiocese de São Paulo no dia 15 de abril de 1998.

Durante o Consistório de 21 de fevereiro de 2001, o Papa São João Paulo II o fez membro do Colégio Cardinalício. Entre os anos de 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. Retornando ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas