Gaudium news > Cardeal brasileiro recebe título de Igreja em Roma

Cardeal brasileiro recebe título de Igreja em Roma

Dom Steiner foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco em maio deste ano, tornando-se o primeiro cardeal da Amazônia.

Cardeal brasileiro recebe titulo de Igreja em Roma 1

Foto: Vatican Media.

Roma – Itália (05/12/2022 16:50, Gaudium Press) Na manhã do último domingo, 4, o Cardeal e Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, tomou posse de sua igreja titular em Roma. Já é de praxe que todos os cardeais, quando nomeados, recebam um título de uma igreja na cidade eterna como sinal de unidade com o Papa e a Igreja de Roma.

Aproveitar o Advento para fortalecer a virtude da esperança

Em sua homilia na igreja paroquial de São Leonardo de Porto Maurício, o Cardeal brasileiro agradeceu pelo carinho e pediu para que rezassem por sua missão na Arquidiocese de Manaus. Além disso, também exortou aos fiéis para que aproveitem o período do Advento para fortalecer a virtude da esperança, recebida por todos no Batismo.

Cardeal brasileiro recebe titulo de Igreja em Roma 3

Foto: Vatican Media.

Ter um presépio em casa

O purpurado recomendou ainda que todas as famílias tenham um presépio em casa como forma de recordar a Natividade do Senhor. Após pedir aos presentes que repetissem por diversas vezes a frase “Vem, Senhor Jesus”, e disse assegurou que ele virá, enquanto se prepara a chegada do Natal.

O Brasil atualmente conta com oito nomes no Colégio Cardinalício: Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom João Braz de Aviz, Dom Orani João Tempesta, Dom Sérgio da Rocha, Leonardo Ulrich Steiner e Paulo Cezar Costa.

Cardeal brasileiro recebe titulo de Igreja em Roma 2

Foto: Vatican Media.

Quem é o Cardeal Steiner?

Nascido no dia 6 de novembro de 1950, na cidade catarinense de Forquilhinha, Dom Leonardo Steiner fez ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972.

Entre os anos de 1973 a 1978, cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), sendo ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1978. No ano de 1995, iniciou seus estudos de mestrado em Filosofia no Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, mesma instituição onde fez seu doutorado.

No dia 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), sendo ordenado no dia 16 de abril do mesmo ano, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” (“Verbo feito carne”).

Entre os anos de 2011 a 2019, foi secretário geral da CNBB. No dia 21 de setembro de 2011, o papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar de Brasília. Em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo metropolitano de Manaus (AM). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas