Gaudium news > “Canarinhos de Petrópolis” apresentarão o “Concerto de Natal”, apesar da pandemia

“Canarinhos de Petrópolis” apresentarão o “Concerto de Natal”, apesar da pandemia

Os Meninos Cantores de Petrópolis manterão a tradição de difundir com seus cânticos a mensagem de Natal nascida do Presépio: um esforço para difundir ânimo, luz, alegria no final de um ano de pandemia.

Os Meninos Cantores de Petrópolis manterão a tradição de difundir com seus cânticos a mensagem de Natal nascida do Presépio: um esforço para difundir ânimo, luz, alegria no final de um ano de pandemia.

Petrópolis – RJ (21/12/2020, 12:35, Gaudium Press) Apesar da pandemia do coronavírus e das restrições impostas por ela, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) manterá a tradição de difundir com a harmonia e beleza de seus cânticos a mensagem de Natal nascida do Presépio.

Esforço para levar fé e esperança, ânimo e alento, luz e alegria no final de um ano de pandemia

Neste ano em que tudo parece fenecer, os Meninos Cantores de Petrópolis manterão sua longa tradição de cantar o Natal.
Um trabalho de esforço conjunto de cantores, maestros, equipe de filmagem, editores, realizado ao longo dos últimos dois meses, vai garantir um Concerto de Natal inteiramente inédito.

A apresentação do concerto natalino será transmitida no próximo dia 23 de dezembro, às 19 horas, na página dos “Canarinhos de Petrópolis”, no Facebook e pelo canal da TV Franciscanos no YouTube.

O Concerto de Natal faz parte da história dos Canarinhos de Petrópolis  

O maestro Marco Aurélio Lisch recordou que “Os concertos de Natal fazem parte da história dos Canarinhos de Petrópolis. Essas apresentações natalinas são as mais esperadas por todos e não podíamos deixar de preparar algo muito especial neste ano tão difícil para todos nós”.

Marco Aurélio Lisch recordou que “As canções de Natal tocam o coração das famílias que nesta época se voltam para as mensagens de fé, amor e esperança que Cristo trouxe para a humanidade”.  

O maestro explicou que foi necessário um grande esforço para superar as enormes dificuldades no preparo da apresentação do Natal desse ano.
Os ensaios e as gravações das vozes que farão parte do concerto foram feitas “via  internet”, tendo todo o cuidado em garantir segurança aos integrantes dos corais dos Canarinhos de Petrópolis, das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e dos Aprendizes.

Os Meninos Cantores de Petrópolis manterão a tradição de difundir com seus cânticos a mensagem de Natal nascida do Presépio: um esforço para difundir ânimo, luz, alegria no final de um ano de pandemia.

O “Especial de Natal” deste ano é um sinal de esperança e de luz

O diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o Frade Franciscano Frei Marcos Antônio de Andrade, disse que o “Especial de Natal” deste ano é um sinal de esperança e de luz:
“As gravações foram resultado de um empenho muito grande para tornar tudo isso possível sem causar riscos”.

O Frade franciscano expressou seu pedido de que “o Menino Jesus possa trazer muita paz e muita luz neste fim de ano tão dramático” e desejou que o Concerto Natalino de 2020 possa contribuir para que chegue as famílias que o assistirem tenham com eles o presente de um Natal repleto de bênçãos celestes que tragam a todos Fé, esperança, luz alegria, animo, alento e paz.

Gravações com segurança

Além das gravações em casa, pequenos grupos fizeram tomadas externas seguindo protocolos rígidos de segurança, obedecendo ao distanciamento, uso de álcool em gel e máscaras. “Tivemos muita preocupação para garantir a segurança dos meninos e meninas para que não corressem risco de contaminação, por isso, ficamos alertas o tempo todo, mantendo os pequenos grupos que participaram das gravações com distanciamento, cuidando da higiene das mãos e do uso de máscaras. Nosso intuito foi sempre preservá-los”, contou frei Felipe Medeiros Carretta, um dos responsáveis pela produção do Especial. Segundo ele, um grande desafio para o projeto foi fazer com que todos cantassem de máscaras.

Como será o “Especial de Natal” que deseja afirmar que Deus está conosco em todas as tempestades vividas neste ano.

Frei Felipe Medeiros Carretta, ofm, destacou que três músicas foram selecionadas para o Concerto inédito: o canto gregoriano “Rorate Coeli”, “Cantiga de Nossa Senhora”, de Hekel Tavares, e “Noite Feliz”, de Franz Gruber.

“Os meninos gravaram o canto gregoriano, dividido em quatro versos, que será a primeira música apresentada. Em seguida, será apresentada a música brasileira “Cantiga de Nossa Senhora” pelo Coral das Meninas dos Canarinhos e encerraremos o concerto com os três grupos vocais cantando “Noite Feliz”, que é a canção de Natal mais tradicional e conhecida”, adiantou o maestro Marco Aurélio Lischt. 

O “Especial de Natal” reserva outras surpresas, como a montagem de um presépio vivo. “As músicas escolhidas trazem alento e esperança por meio da pureza das crianças. Foi muito bonito ver a alegria deles ao representarem Maria, José e o anjo. Deus está conosco em todas as tempestades vividas neste ano. Não nos deixou na escuridão. Queremos levar a esperança, através da música”, revelou Frei Felipe.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas