Gaudium news > Brasileiro é admitido na Pontifícia Academia das Ciências

Brasileiro é admitido na Pontifícia Academia das Ciências

O brasileiro José Nelson Onuchic, professor e físico, recebeu uma cadeira na Pontifícia Academia das Ciências, no Vaticano

Museus do Vaticano terao entrada gratuita no ultimo domingo de cada mes

Redação (11/09/2022 07:13, Gaudium Press) O professor José Nelson Onuchic foi admitido na Pontifícia Academia das Ciências, na última sexta-feira, 9 de setembro.

José Nelson Onuchic é físico e brasileiro. Natural de São Paulo, ele se encontrou com o Papa e recebeu as insígnias das mãos de Francisco no último sábado, 10 de setembro.

José Nelson Onuchic é co-diretor do Centro de Biologia-Física Teórica da Rice University, nos Estados Unidos. Suas pesquisas acadêmicas giram em torno da biofísica molecular e genética.

Segundo brasileiro a ser admitido como membro da instituição

José Onuchic é o segundo brasileiro a receber uma cadeira na Pontifícia Academia das Ciências.

O Professor e doutor Vanderlei Bagnato, também brasileiro, é membro da Pontifícia Academia desde 2012, por indicação de Bento XVI.

A Pontifícia Academia das Ciências tem seis eixos principais de atividades e de interesse: a ciência fundamental, a ciência e a tecnologia de problemas globais; ciência para os problemas do mundo em desenvolvimento, política científica; bioética e epistemologia.

História da Pontifícia Academia das Ciências

A Academia tem suas origens na Academia dos Linces que foi fundada em Roma, no ano de 1603, conhecida como a primeira academia exclusivamente dedicada à ciência.

Entre os membros da Academia dos Linces está Galileu Galilei. Contudo a Academia se dissolveu após a morte de seu fundador Federico Cesi.

Foi Pio IX que restabeleceu a Academia com o nome de Pontifícia Academia dos Novos Linces, mas foi Pio XI que deu o nome atual da instituição.

Nesses últimos dias, os membros da Academia estão reunidos na Casina Pio IV, no Vaticano, para discutir o tema “Ciência básica para o desenvolvimento humano, a paz e a saúde planetária”. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas