Brasileiro é admitido na PontifÃcia Academia das Ciências
O brasileiro José Nelson Onuchic, professor e fÃsico, recebeu uma cadeira na PontifÃcia Academia das Ciências, no Vaticano
Redação (11/09/2022 07:13, Gaudium Press) O professor José Nelson Onuchic foi admitido na PontifÃcia Academia das Ciências, na última sexta-feira, 9 de setembro.
José Nelson Onuchic é fÃsico e brasileiro. Natural de São Paulo, ele se encontrou com o Papa e recebeu as insÃgnias das mãos de Francisco no último sábado, 10 de setembro.
José Nelson Onuchic é co-diretor do Centro de Biologia-FÃsica Teórica da Rice University, nos Estados Unidos. Suas pesquisas acadêmicas giram em torno da biofÃsica molecular e genética.
Segundo brasileiro a ser admitido como membro da instituição
José Onuchic é o segundo brasileiro a receber uma cadeira na PontifÃcia Academia das Ciências.
O Professor e doutor Vanderlei Bagnato, também brasileiro, é membro da PontifÃcia Academia desde 2012, por indicação de Bento XVI.
A PontifÃcia Academia das Ciências tem seis eixos principais de atividades e de interesse: a ciência fundamental, a ciência e a tecnologia de problemas globais; ciência para os problemas do mundo em desenvolvimento, polÃtica cientÃfica; bioética e epistemologia.
História da PontifÃcia Academia das Ciências
A Academia tem suas origens na Academia dos Linces que foi fundada em Roma, no ano de 1603, conhecida como a primeira academia exclusivamente dedicada à ciência.
Entre os membros da Academia dos Linces está Galileu Galilei. Contudo a Academia se dissolveu após a morte de seu fundador Federico Cesi.
Foi Pio IX que restabeleceu a Academia com o nome de PontifÃcia Academia dos Novos Linces, mas foi Pio XI que deu o nome atual da instituição.
Nesses últimos dias, os membros da Academia estão reunidos na Casina Pio IV, no Vaticano, para discutir o tema “Ciência básica para o desenvolvimento humano, a paz e a saúde planetária”. (FM)
Deixe seu comentário