Gaudium news > Bispos espanhóis expressam pensamento, desejos e esperanças a propósito da Pandemia do Covid-19

Bispos espanhóis expressam pensamento, desejos e esperanças a propósito da Pandemia do Covid-19

Bispos da Província Eclesiástica de Toledo, expressaram aos fiéis solidariedade com suas dificuldades, encorajando-os a manter viva a Fé e a Confiança no Senhor nos momentos de dor nos quais todos estão.

Bispos da Província Eclesiástica de Toledo, expressaram aos fiéis solidariedade com suas dificuldades, encorajando-os a manter viva a Fé e a Confiança no Senhor nos momentos de dor nos quais todos estão.

Redação (22/05/2020 15:43, Gaudium Press) Os bispos da Província Eclesiástica de Toledo, composta pelas dioceses de Toledo, Sigüenza-Guadalajara, Cuenca, Albacete e Ciudad Real, realizaram uma videoconferência e expressaram a necessidade que todos eles sentiam de desenvolver uma Pastoral Conjunta a propósito da pandemia do Coronavírus para Expressar aos seus fiéis a solidariedade com seus sentimentos e dificuldades, encorajar a manter viva nas almas postas aos seus cuidados, a Fé e a Confiança no Senhor nesses momentos de dor nos quais todos padecem.

Desta videoconferência surgiu uma, como que, carta pastoral conjunta que resume através de seis breves seções, epígrafos que descrevem o pensamento, o desejo e a esperança dos Prelados.

Dor e sofrimento estiveram presente em nossas vidas

O primeiro epígrafo, é intitulado “Dor e sofrimento, esteve presente em nossas vidas”. Isso confirma que humanamente temos razões para viver com medo do que está acontecendo. Milhares de famílias destruídas pela morte de parentes; pessoas doentes que lutam em hospitais, residências e lares; medo de contágio; incerteza sobre o futuro; etc.

Gratidão a tantas pessoas que nos ajudam a superar nossa dor com esperança

O segundo é desenvolvido sob o título: “Gratidão a tantas pessoas que nos ajudam a suportar nossa dor com esperança”. Agradecemos aos padres que, cheios de generosidade, souberam estar ao lado dos que sofrem, das famílias dos falecidos nos cemitérios; a homens e mulheres religiosos por sua oração, dedicação e dedicação aos idosos e doentes; profissionais de saúde; os voluntários da Caritas e o grande exército de voluntários de todos os tipos e idades que ajudaram aqueles que mais precisavam.

Um vírus pequeno e prejudicial nos conscientizou de nossa vulnerabilidade

O terceiro epígrafo é intitulado: “Um vírus pequeno e prejudicial nos conscientizou de nossa vulnerabilidade”.
Esse vírus deixou muito claro para nós que somos vulneráveis, frágeis e que nossos projetos estão desmoronando. A oração por todos é necessária e em oração, graças a Deus e a tantas pessoas atenciosas e generosas que nos cercam e que vão nos ajudar a sair dessa pandemia.

Estamos cercados por pessoas boas

A quarta seção é: “Estamos cercados por pessoas boas”
Para os bispos da Província Eclesiástica de Toledo, essa pandemia deixou muito claro que existem muito mais pessoas boas, generosas e atenciosas do que pensávamos:
profissionais de saúde, combatentes atenciosos na linha de frente; voluntários de todos os tipos, idades e crenças que se dedicam plenamente aos mais necessitados e por um longo período etc.

É hora de fortalecer nossa Fé

A quinta seção do resumo do pensamento dos Bispos intitula-se: “É hora de fortalecer nossa fé”.
Para os Prelados, diante de tanta dor e tribulação, todos sentimos solidariedade, lembramos mais de Deus e revivemos nossa fé.
Temos que sair dessa pandemia com fé forte e viva.

Nossa Fé deve ser comprometida

O sexto e último dos epígrafos traz a afirmação de um desejo que os Bispos querem destacar: Nossa fé deve ser uma fé comprometida.
Essa pandemia trará sérias consequências econômicas, perda de empregos e exige dos crentes uma fé comprometida, solidariedade e comunhão com as pessoas e famílias afetadas.
Sabemos que o estabelecimento da justiça e do bem comum é de responsabilidade das instituições civis, mas a caridade dos cristãos também deve ir aonde as instituições não irão, mesmo que seja seu dever. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas