Gaudium news > Bispos espanhóis anunciam Ano Jubilar Inaciano

Bispos espanhóis anunciam Ano Jubilar Inaciano

O objetivo da iniciativa é comemorar os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, ocorrida durante sua convalescença e recuperação, após ferir uma perna na defesa do castelo de Pamplona.

Redação (30/07/2021 17:09, Gaudium Press) Por ocasião dos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, também conhecidos como jesuítas, quinze Bispos espanhóis publicaram uma carta pastoral na qual anunciam um Ano de comemoração jubilar entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

Na mensagem, intitulada ‘Faço novas todas as coisas’, os prelados afirmam que querem fazer eco à celebração que está sendo realizada pela Companhia de Jesus desde o dia 20 de maio, data na qual se iniciou o Ano Inaciano, que se prolongará até o dia 31 de julho de 2022.

Momento decisivo da vida de Santo Inácio de Loyola

Segundo os Bispos, o objetivo é “comemorar os 500 anos de um momento decisivo da vida de Santo Inácio de Loyola: sua conversão ocorrida durante sua convalescença e recuperação, após ferir uma perna na defesa do castelo de Pamplona”.

“Recordar a conversão de Santo Inácio pode ser uma oportunidade para aproximar-nos de Deus”, sublinham os bispos, que também asseguram que a ferida que o santo tinha na perna abriu os seus olhos para perceber outra ferida ainda mais profunda, “a ferida que o pecado gerou no coração do homem e que só pode ser queimada pelo fogo do Espírito Santo”.

Deus nos convida a conversões diversas

A carta pastoral destaca ainda que “no momento mais humanamente difícil de sua vida é quando, pela primeira vez com plena consciência, Santo Inácio descobre Cristo. Um Cristo que lhe ajudará a discernir o valor e o sentido de sua vida e a trocar a espada pela Palavra, o ardor na luta pelo amor ao próximo, a armadura pela força da Fé, o brilho fugaz da fama, pela chama viva do amor”.

“A conversão de Santo Inácio nos recorda que Deus quer nos convidar a conversões diversas, tocados pela surpresa e pelo inesperado. Tem feito isso até agora e continuará fazendo. Deus nasce como o sol todas as manhãs para nos mostrar a vida que se abre à medida que seu amor se abre. Como podemos negar um amor como este?”, perguntam.

Ano Jubilar Inaciano

Por fim, em união com o espírito que anima a celebração do Ano Inaciano entre os dias 20 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022, os Bispos anunciaram um Ano Jubilar ao longo de 2022.

“Para sublinhar vivencialmente esta dimensão do Santo Inácio peregrino, organizamos um Ano de Comemoração Jubilar a ser celebrado em 2022 ao longo do Caminho Inácio, entendido como uma experiência continuada dos Exercícios Espirituais, que serão realizados a partir do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022″, concluem. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas