Gaudium news > Bispos do Paraguai convocam “Ano da Eucaristia” para 2021

Bispos do Paraguai convocam “Ano da Eucaristia” para 2021

Os santos encontraram na Eucaristia o alimento para o caminho da perfeição: também queremos ser santos de hoje.

Os santos encontraram na Eucaristia o alimento para o caminho da perfeição: também queremos ser santos de hoje.

Assunção – Paraguai (28/12/2020, 12:05, Gaudium Press) Através de uma Carta Pastoral publicada no último 23 de dezembro os Bispos do Paraguai anunciaram ao povo fiel a instituição do Ano da Eucaristia:

“A passagem evangélica de Emaús (Lc 24,13-35) acompanha o caminho de nossa Igreja em um novo triênio que iniciamos com o Ano da Palavra e continuamos com o Ano da Eucaristia ”, diz Carta Pastoral dos Bispos Paraguaios.

Os santos encontraram na Eucaristia o alimento para o caminho da perfeição: também queremos ser santos de hoje.

“Eles o reconheceram partindo o pão”, será o lema do Ano da Eucaristia

O Ano da Eucaristia instituído para 2021 terá como lema: “Eles o reconheceram partindo o pão” que será meditado no seguimento da mesma experiência do lema anterior: “Nossos corações queimaram quando ele nos explicou as Escrituras”.

Os Bispos Paraguaios definem em sua Carta Pastoral que  “O caminho de Emaús é um ícone da celebração eucarística, na qual o Ressuscitado se torna companheiro do nosso caminhar, explica-nos as Escrituras e renova a partir do pão”

Os Prelados afirmam: “Queremos viver este ano com fé e entrar no conhecimento, na celebração, na adoração e na experiência da presença viva e real do Senhor, que nos dá o sacramento da Eucaristia ”.

Existem condições na situação atual para celebrar um ano com o tema da Eucaristia?

Os Bispos justificam a instituição do Ano da Eucaristia nas atuais circunstâncias:
“Podemos até pensar que não existiriam as melhores condições para celebrar um ano com um tema tão central, mas não é assim:

A celebração eucarística acompanha cada momento da nossa vida, o bom e o mau, e dá-nos a graça de mergulhar no mistério de Cristo e da Igreja”.

Os santos encontraram na Eucaristia o alimento para o caminho da perfeição: também queremos ser santos de hoje.

O grande mistério da Eucaristia que não deve ser esquecido: a Santa Missa é o centro da Vida cristã

Os Prelados paraguaios afirmam em sua Carta convocatória para o Ano da Eucaristia que “Celebrar, adorar e contemplar o grande mistério da Eucaristia é o compromisso que não deve ser esquecido, fazendo da Santa Missa o centro da Vida cristã, que cada comunidade celebra decorosamente, buscando a beleza da festa em seu sentido, em suas formas simples, em sua rica tradição. A participação harmoniosa de todos faz brilhar o mistério e realça o sentido sagrado de todos os momentos da Eucaristia”.

Um Congresso Eucarístico Nacional, apesar da pandemia

Apesar das medidas sanitárias decorrentes da pandemia do coronavírus, os Bispos propõem a celebração de um Congresso Eucarístico Nacional, em Caacupé, no dia 24 de outubro de 2021, que deverá ser precedido da realização de congressos diocesanos.

“Fome e sede” da presença de Deus, de viver a vida cristã, de santidade

Em sua Carta Pastoral os Prelados mencionam também a “fome e sede” da presença de Cristo:

Em muitas devoções eucarísticas como as adorações e as procissões “deixamo-nos tocar pela presença de Cristo entre nós, perante quem permanecemos em atitude de silenciosa confiança e também nos sentimos enviados à assim acompanha nossos irmãos e irmãs ”.

Por fim, os Bispos afirmam: “Há fome e sede de uma vida cristã mais significativa, e isso não tem outro nome senão santidade.

Pedimos ao Senhor que avive a santidade da sua Igreja. Os santos encontraram na Eucaristia o alimento para o caminho da perfeição. Também queremos ser santos de hoje ”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas