Gaudium news > Bispos do Maranhão se unem para celebrar missas ao vivo em tempos de pandemia

Bispos do Maranhão se unem para celebrar missas ao vivo em tempos de pandemia

Em tempo de pandemia, os bispos do Maranhão anunciam que se uniram para rezar o favor do Brasil e do Estado.

Em tempo de pandemia, os bispos do Maranhão anunciam que se uniram para rezar o favor do Brasil e do estado do Maranhão.

São Luís do Maranhão (04/06/2020 12:08, Gaudium Press) Desde a última terça-feira, 02/06, até o dia 13 de junho, os bispos do regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bspos do Brasil (CNBB) estarão realizando celebrações Eucarísticas pedindo proteção contra a pandemia do novo coronavírus.
Cada Bispo celebrará a Santa Missa desde sua diocese, com transmissão ao vivo para todo o estado do Maranhão.

A ideia nasceu em reunião para discutir a vivência com os fiéis em tempo de Pandemia

O arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário, explicou que a ideia surgiu após uma reunião com os bispos do regional, feita via online, cujo objetivo era discutir a vivência em período de pandemia e também trocar opiniões sobre a abertura gradual das atividades que reúnem pessoas.

O arcebispo contou que o bispo de Caxias (MA), dom Sebastião Lima Duarte, foi quem teve a ideia de propor o gesto.
“Por ser o mês de junho, um mês marcado por festividades no Maranhão e encontros de grupos tradicionais, a maneira que encontramos de substituir a presença física foi por meio desse gesto, de realizar as celebrações da eucaristia, sendo transmitidas para todo o regional”, disse.

Que o povo possa sentir a Igreja ao seu lado no desafio atual do anúncio do Evangelho

Quando consultado, Dom Sebastião Bandeira, presidente do regional Nordeste 5 da CNBB, disse que a proposta além de criar comunhão entre os bispos na situação vivida pelo país, também visa aproximar a igreja de seu povo: “É para que o povo possa sentir a igreja do regional ao seu lado e, ao mesmo tempo, ver, assumir esse novo desafio de utilizar os meios de comunicação a serviço do anúncio do Evangelho”.

Dom Sebastião Bandeira comentou que esta “É uma experiência muito modesta, muito simples, mas pode ser também uma ocasião para descobrirmos as possibilidades que podemos ter usando os meios de comunicação, num estado tão extenso como o nosso e que precisa de uma ação da igreja muito próxima do povo”.

O objetivo é viver a unidade em tempos de isolamento

Já o autor da proposta, dom Sebastião Lima Duarte, disse que o objetivo é viver a unidade em tempos de isolamento.
“Que a gente viva a unidade da igreja nesse tempo em que o virtual se faz importante. E que a gente possa permanecer unidos e animados, mesmo nesse tempo que nos traz muita tristeza, muito sofrimento”, disse. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas