Gaudium news > Bispos de Cuba pedem “mudanças necessárias” no país

Bispos de Cuba pedem “mudanças necessárias” no país

Após a 158ª Assembleia Plenária, os bispos pediram a libertação dos detidos nas manifestações de julho.

Cuba

Redação (12/11/2021 15:31, Gaudium Press) Após a 158ª Assembleia Plenária Episcopal concluída ontem, os bispos cubanos defenderam um diálogo “harmonioso e civilizado” e a implementação de “mudanças necessárias” no país. Com efeito, há poucos dias, foi feita uma convocatória para uma marcha pelas liberdades civis marcada para o dia 15 de novembro.

“Todo cubano deveria poder expressar e compartilhar livremente e com respeito suas opiniões pessoais, seus pensamentos ou suas convicções, mesmo quando divergem da maioria”, proferiram os bispos da ilha em sua mensagem, confirmando indiretamente que tais liberdades estão ausentes em Cuba.

Ainda na mensagem, o episcopado adverte contra “qualquer ato de violência entre nós, seja física, verbal ou psicológica”, que “fere gravemente a alma da nação cubana e contribui ainda mais para a dor, o sofrimento e a tristeza de nossas famílias”.

“É urgente o envolvimento dos cubanos em um projeto nacional que envolva e motive a todos; que leve em conta as diferenças, sem exclusões ou marginalizações”.

“Achamos que é necessário implementar mecanismos onde, sem medo de intimidações e represálias, todos possam ser ouvidos e as insatisfações sejam examinadas diante das duras realidades cotidianas que oprimem a tantos, principalmente os mais empobrecidos e vulneráveis”, afirmaram.

Eles também pediram a libertação das pessoas detidas nas últimas manifestações na ilha em julho passado:

“Quantas famílias cubanas agradeceriam e até mesmo a Igreja, e quanta tensão social diminuiria se houvesse um gesto de indulgência para com os que ainda estão detidos pelos acontecimentos do verão passado!”

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas