Gaudium news > Bispos Croatas exortam Consagrados a terem São José como exemplo de Vida

Bispos Croatas exortam Consagrados a terem São José como exemplo de Vida

A mensagem da Conferência Episcopal Croata para o Dia da Vida Consagrada recomenda que São José seja tomado como exemplo por todos os consagrados.

A mensagem da Conferência Episcopal Croata para o Dia da Vida Consagrada recomenda que São José seja tomado como exemplo para os consagrados.

 

Redação (29/01/2021, 16:00, Gaudium Press) Os Bispos da Croácia, através do site do Episcopado Croata enviaram aos sacerdotes, religiosos e religiosas uma mensagem a propósito do próximo Dia dedicado à Vida Consagrada que será celebrado no próximo dia 2 de fevereiro.

A mensagem da Conferência Episcopal Croata tem como cerne o convite para que se tome como exemplo de vida consagrada a São José, esposo da Santíssima Virgem e pai putativo do Menino Jesus:

“Encorajamos todos para que, no período que se aproxima, tomem a peito o exemplo de São José”.  “Como (São José), na sombra, não buscar a glória, (…) a ser irmãos e irmãs de todos”.

Nas dificuldades atuais, freiras, monges e leigos consagrados foram sempre solidários, não cessaram de ajudar em todo mundo

No documento, os bispos recordam o que aconteceu desde a última celebração do Dia da Vida Consagrada ao longo do ano, desde a última celebração do Dia da Vida Consagrada:

“Ainda estamos assistindo a uma pandemia que atingiu o mundo inteiro e que mudou significativamente a maneira como vivemos, como nos encontramos e até mesmo como celebramos os mistérios de Deus, muitos adoeceram e um grande número de nossos concidadãos morreu. Entre eles estavam pessoas que haviam dedicado suas vidas a Deus”, destaca a Mensagem.

Os Bispos croatas recordam também em sua Mensagem que além do Coronavírus, “nossa pátria foi atingida por terremotos devastadores, primeiro o de Zagreb e seus arredores, depois o de Petrinja, Sisak e Glina. Muitos ficaram desabrigados e várias pessoas foram mortas.
Nestas circunstâncias, testemunhamos a solidariedade demonstrada por freiras, monges e leigos consagrados em todo o mundo. Embora suas comunidades fossem frequentemente afetadas por esses problemas, não cessaram de ajudar os outros.”

São José nos revela com amor que a ternura é a melhor maneira de vencer as fragilidades que estão dentro de cada um de nós

A Mensagem do Episcopado Croata segue fazendo sempre referência à figura de São José:
Os Bispos recordam que “Já entramos no Ano de São José. Em sua Carta Apostólica ‘Patris corde’ (Com coração de Pai), o Papa apresenta São José como um pai terno e cheio de amor, e com base em seu exemplo diz: ‘O maligno nos faz olhar negativamente para nossa fraqueza, enquanto o espírito nos revela com amor tenro que a ternura é a melhor maneira de tocar as fragilidades que estão dentro de cada um de nós'”.

Os Bispos Croatas ainda afirmam no documento publicado a propósito do Dia da Vida Consagrada que:
“Aceitar a própria fragilidade é um passo essencial no caminho da conversão pessoal e no caminho da aceitação dos outros como irmãos e irmãs com suas fraquezas e fragilidades”.

Que São José nos encoraje a aceitar com confiança os mistérios do tempo em que vivemos e as dificuldades que enfrentamos

Ao concluir sua exortação, os Bispos croatas apelam:

“irmãos e irmãs, encorajamos vocês, no período que se aproxima, a tomar a peito o exemplo de São José, a saber, como ele, na sombra, não buscar a glória, (…) a ser irmãos e irmãs de todos.

Como São José, que não pôde compreender plenamente o mistério da encarnação de Jesus e a missão de Maria, possamos ser encorajados a aceitar com confiança tanto o mistério dos tempos em que vivemos quanto as dificuldades que enfrentamos”. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas