Gaudium news > Bispo ordena 23 diáconos permanentes no Chile

Bispo ordena 23 diáconos permanentes no Chile

A cerimônia é um marco histórico para a Igreja diocesana e para o país, pois é uma das ordenações mais numerosas já registradas.

Bispo ordena 23 diaconos permanentes no Chile 1

Redação (18/08/2021 16:24, Gaudium Press) Após cinco anos de intensa formação, no último sábado, 14 de agosto, a Diocese chilena de San José de Temuco ordenou 23 diáconos permanentes na Catedral.

Um marco histórico para o Chile

A cerimônia de ordenação estava prevista para ocorrer no dia 19 de março, festa de São José, padroeiro da Diocese. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a celebração teve que ser remarcada.

Segundo o assessor diocesano, Padre Rodrigo Aguilar, a cerimônia é um “marco histórico não apenas na nossa Igreja diocesana, mas no nosso país, pois são 23 irmãos, sendo uma das ordenações mais numerosas registradas”.

Bispo ordena 23 diaconos permanentes no Chile 2

O papel público da Igreja não se esgota em suas atividades assistenciais e educativas

Em sua homilia, o Bispo de Temuco, Dom Héctor Vargas, recordou da parábola do Bom Samaritano, explicando que “o amor ao outro pelo simples fato de ser quem é, nos move a buscar o melhor para sua vida. Somente cultivando esta forma de relacionamento poderemos tornar possível a amizade social que não exclui ninguém e a fraternidade aberta a todos”.

O prelado destacou ainda que, neste sentido, a Igreja “desempenha um papel público que não se esgota em suas atividades assistenciais e educativas, mas que procura a promoção do homem e a fraternidade universal. Não pretende disputar poderes terrenos, mas oferecer-se como um lar entre as famílias, para testemunhar ao mundo atual de Fé, esperança e amor ao Senhor e àqueles que Ele ama com predileção”.

Bispo ordena 23 diaconos permanentes no Chile 3

Queremos ser uma Igreja que serve

Dom Héctor Vargas explicou ainda que “a Igreja é uma casa com as portas abertas, porque é mãe. E como Maria, a Mãe de Jesus, queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai de seus templos, que sai de suas sacristias, para acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser um sinal de unidade para construir pontes, derrubar muros, semear reconciliação”.

Concluindo, o Bispo de Temuco assegurou que “a escola do diaconado é para sempre a que todos nós somos permanentemente chamados para poder responder à Igreja segundo o que espera de seus ministros”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas