Gaudium news > Bispo francês pede demissão após visita apostólica do Vaticano

Bispo francês pede demissão após visita apostólica do Vaticano

Dom Luc Ravel, Arcebispo de Estrasburgo, que recebeu uma visita apostólica ordenada pelo Vaticano, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quinta-feira, 20 de abril

Estrasburgo fonte wikipedia Claude Truong Ngoc

Fonte: Wikipedia. Créditos: Claude Truong-Ngoc

Redação (20/04/2023, 15:20, Gaudium Press) O arcebispo de Estrasburgo, Dom Luc Ravel, que foi alvo de uma visita apostólica ordenada pelo Vaticano após receber críticas sobre o modo de governo na diocese, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quinta-feira, 20 de abril.

Após receber denúncias sobre um suposto governo autoritário na arquidiocese francesa, a Santa Sé ordenou em junho de 2022 uma visita apostólica comandada por Dom Stanislas Lalanne, Bispo de Pontoise, e por Dom Joel Mercier, secretário emérito do dicastério para o clero.

Um relatório de conclusão foi entregue à Santa Sé após a visita de Dom Lalanne, mas nenhuma informação sobre o documento foi divulgada, embora corram rumores de que o governo da diocese era feito de forma “autoritária” e “solitária”.

No último dia 23 de março, Dom Luc Ravel retirou todas as responsabilidades episcopais de um de seus Bispos auxiliares, Dom Christian Kratz, e o excluiu do conselho episcopal.

A motivação para tal decisão teria sido a má administração de Dom Kratz em relação a um clérigo pedófilo da diocese, em 2008. Por sua parte, Dom Kratz disse não compreender a decisão do Arcebispo e fez apelo ao núncio apostólico na França.

Ademais, Dom Ravel era criticado por não ir ao encontro dos que lhe pediam uma reunião, ser pouco disponível aos clérigos da arquidiocese, além de ser rude e cercado por um grupo seleto de pessoas.

No começo de abril, alguns manifestantes se reuniram junto à catedral de Estrasburgo pedindo a demissão do Arcebispo. Segundo o periódico Le Monde, um abaixo-assinado pedindo a demissão de Dom Ravel foi assinado por quase mil pessoas.

Dom Luc Ravel era filho de general e foi ordenado em 1988 na ordem dos agostinianos. Em 2009, ele foi nomeado Bispo castrense por Bento XVI e em 2016 foi designado para a Arquidiocese de Estrasburgo. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas