Gaudium news > Bispo de Treviso: vivamos o tempo da covid-19 “sem desespero, firmes na esperança”

Bispo de Treviso: vivamos o tempo da covid-19 “sem desespero, firmes na esperança”

“A fé em Jesus Cristo, em sua vitória sobre a morte , em seu infinito amor por nós, nos permite caminhar nas trevas, dar passos de vida que não cedem à fadiga e ao desespero, que se abrem à esperança”.

“A fé em Jesus Cristo, em sua vitória sobre a morte , em seu infinito amor por nós, nos permite caminhar nas trevas, dar passos de vida que não cedem à fadiga e ao desespero, que se abrem à esperança”.

Treviso – Itália (03/12/2020, 12:25, Gaudium Press) Dom Michele Tomasi, Bispo de Treviso, na região do Vêneto, no nordeste da Itália, acaba de lançar sua primeira carta pastoral que tem como título “Firmes na esperança (Rm 5,2) – Na provação o Senhor cuida de seu povo”.

A carta foi apresentada na sexta-feira, 27 de novembro, durante uma convocação diocesana na presença de uma pequena representação de fiéis e foi transmitida em streaming.

A atual situação pandêmica: um momento de provação, um “tempo dado” para se viver como discípulos de Cristo

Pode-se ler na Carta de Dom Tomasi “Um convite a viver intensamente e sem poupar a si mesmo este nosso tempo”. Ele explica que “Não será tão importante o que faremos, mas como nossas comunidades e como cada um de nós conseguirá ser uma testemunha de esperança a serviço da vida.”

O Bispo de Treviso descreve a atual situação pandêmica como um momento de provação, “bloqueado”, mas ainda assim um “tempo dado” para se viver como discípulos de Cristo.

Certamente, a Covid-19 perturbou todos os aspectos da convivência civil e tocou profundamente a vida da Igreja, portanto, “a situação em que ainda estamos vivendo nos impede de percorrer nossos caminhos habituais” e provavelmente ainda continuará a fazer isso, diz o Bispo.

Um caminho guiado pelos tempos do ano litúrgico

Para a situação difícil em que vivemos, Dom Tomasi propõe um caminho espiritual baseado não em programas pastorais definidos, mas guiado pelos tempos do ano litúrgico:
um “ponto de referência que nos permite viver nosso tempo, que é habitado pela presença de Jesus Cristo, o Crucificado Ressuscitado, Senhor do tempo e da história, que está vivo entre nós e nunca nos deixa sós”.

Bispo convida a viver boas relações com Deus, com nós mesmos; viver com esperança e coragem diante desafios

Para que isto aconteça, diz Dom Tomasi, o critério do caminho será a “escuta da Palavra de Deus”.

A este caminho, o Bispo soma em sua Carta o convite a “viver boas relações com Deus, com os outros, com a criação, com nós mesmos; a viver com esperança e coragem diante dos difíceis desafios”.

Assim, só com “a fé em Jesus Cristo, em sua vitória sobre a morte e em seu infinito amor por nós, nos permite caminhar nas trevas, dar passos de vida que não cedem à fadiga e ao desespero, que se abrem à esperança”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações SIR)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas