Gaudium news > Bispo de São Carlos, na Venezuela, alerta: “Morremos do coronavírus ou de fome…”

Bispo de São Carlos, na Venezuela, alerta: “Morremos do coronavírus ou de fome…”

Bispo venezuelano: na pandemia, sem remédio, sem dinheiro, sem comida, sem ajuda: vamos morrer de covid-19 ou de fome…

Bispo venezuelano: na pandemia, sem remédio, sem dinheiro, sem comida, sem ajuda: vamos morrer de covid-19 ou de fome...

 Redação (23/07/2020 17:47, Gaudium Press) Dom Polito Rodriguez Méndez, bispo de São Carlos, que fica a cerca de 250 quilómetros de Caracas, afirmou que “a Venezuela entrou num período de fome”, observando ainda que “as coisas pioram todos os dias”.

“Ou morremos do coronavírus ou morremos de fome”.

O Bispo de São Carlos foi categórico e objetivo ao fazer suas observações:
“Não há suprimentos, funcionários motivados, comida. O país está a desmoronar-se. Precisamos pedir ajuda humanitária internacional porque, caso contrário, não temos outra alternativa: Ou morremos do coronavírus ou morremos de fome”.

Quem sofre mais com a situação na Venezuela

Dom Polito Mendez explicou que o Produto Interno Bruto “está abaixo de zero” e que isto é o reflexo de uma economia paralisada”, num país onde “não há indústria nem trabalho na agricultura”.

Para o prelado venezuelano, “Os mais afetados são os mais pobres, os que não têm nada para comer e não tem possibilidade de levar uma vida digna”.

Depois de descrever este contexto, Dom Polito Rodriguez Méndez acentuou que os venezuelanos precisam de “ajuda do exterior” para se poder “dar algo para comer, pelo menos uma vez por semana”, para as pessoas mais pobres.

A organização humanitária católica AIS explicou que na Venezuela “o nível de pobreza atingiu um patamar inimaginável no contexto da América Latina”.

79% dos venezuelanos encontram-se em condição de pobreza extrema

Segundo um estudo sobre as condições de vida dos venezuelanos [ENCOVI], entre novembro de 2019 e março deste ano, que foi promovido pela Universidade Católica Andrés Bello e o Instituto de Investigações económicas e sociais, 79% dos venezuelanos encontram-se em condição de pobreza extrema,

Dom Polito Rodriguez Méndez acrescentou a estes dados que “Uma família ganha cerca de três ou quatro dólares por mês, mas uma caixa de ovos custa dois e um quilo de queijo três dólares…
Antes, as pessoas eram pobres, agora não conseguem sobreviver”, disse o bispo cd São Carlos observando ainda que na Venezuela, “tudo é ‘dolarizado’”.

A quarentena imposta pelo governo para evitar a propagação do coronavírus “tudo ficou muito caro” e “é impossível continuar assim”, afirmou Dom Polito Rodriguez Méndez.

A penúria pela qual passa a Igreja

O bispo está na Diocese de São Carlos há quatro anos. Ele afirma que Igreja também vive tempos muito difíceis e “os padres não têm nada para comer”.

“Vivemos da providência de Deus. Como Igreja, fomos capazes de ajudar muito nos últimos anos. Apesar das limitações pessoais, não vamos deixar as pessoas sozinhas nesta terrível situação que estamos atravessando”, acrescentou ainda o prelado venezuelano.

Situação deprimente aumenta número de suicídios

O bispo da diocese de São Carlos que fica 250 quilómetros a sudoeste da capital venezuelana Caracas ainda alertou que toda a situação do país sul-americano “é muito deprimente” e “o número de suicídios aumentou”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas