Gaudium news > Biblioteca do Vaticano lança novo website

Biblioteca do Vaticano lança novo website

A página virtual está com um layout mais acessível, tornando mais intuitivos e simplificando os procedimentos para solicitar reproduções de manuscritos e outros materiais armazenados na Biblioteca.

Biblioteca do Vaticano lança novo website 1

Cidade do Vaticano (23/07/2020 10:00, Gaudium Press) Com o objetivo de facilitar o acesso ao seu conteúdo e serviços, a Biblioteca do Vaticano lançou neste mês de julho um novo website. A página virtual está com um layout mais acessível, tornando mais intuitivos e simplificando os procedimentos para solicitar reproduções de manuscritos e outros materiais armazenados na Biblioteca.

Biblioteca do Vaticano lança novo website

O novo site é dinâmico, permitindo interagir com outros sistemas de informação conectados, tais como: os motores de busca de catálogos e biblioteca digital; consulta do catálogo editorial; gerenciamento do Twitter visto da web; e e-commerce. A renovação é particularmente apropriada neste período de pandemia, uma vez que as regras de segurança sanitária dificultam o acesso físico ao acervo.

Novas modalidades e ferramentas

“A gráfica evolui rapidamente neste tipo de comunicação digital, por isso já há algum tempo estávamos conscientes de que precisávamos atualizá-la com algo mais ágil e mais intuitivo”, comentou o Prefeito da Biblioteca do Vaticano, Monsenhor Cesare Pasini.

Biblioteca do Vaticano lança novo website 3

Apesar do site ser estático (com textos e imagens), há novas modalidades, novas ferramentas e pesquisas que podem ser feitas. Os visitantes poderão conhecer, ver e consultar o que se encontra na Biblioteca, tais como medalhas, moedas, gravuras e manuscritos.

“Talvez [o internauta] encontre algo que procurava para um estudo particular, assim como pode se interessar com essas mil culturas, mil idiomas que temos na biblioteca em nossos tesouros, idiomas da história mundial”, explica o prelado.

Área reservada

Os visitantes que se registrarem terão acesso a uma área reservada na qual poderão realizar solicitações específicas e fazer as perguntas que lhe parecem úteis. Nesta área podem ser feitos pedidos de foto-reprodução para estudo ou para uso profissional.

Biblioteca do Vaticano lança novo website 4

“A novidade é uma busca melhor entre os títulos de nosso catálogo editorial, portanto, para os livros que publicamos como Biblioteca: publicações científicas, mas também de interesse imediato, como pode ser a agenda que imprimimos todos os anos”, destaca.

Notícias e Eventos

Na seção ‘Notícias e Eventos’ serão publicados todos os compromissos relacionados a Biblioteca, assim como notícias que interessem aos seus frequentadores. Também serão divulgados os lançamentos de novas publicações.

Biblioteca do Vaticano lança novo website 5

Neste mesmo lugar se encontram as “Newsletters”, publicadas regularmente desde 25 de junho de 2008. “São 12 anos de informações interessantes, nelas pode-se fazer um quadro da recente história da Biblioteca”, salienta.

A importância da internet para o serviço dos bibliotecários do Papa

Ao tratar da importância da internet para o serviço dos bibliotecários do Papa, Monsenhor Cesare acredita que um website é potencialmente o que existe de melhor para chegar a todos os países do mundo.

Biblioteca do Vaticano lança novo website 2

“Naturalmente, não negligenciamos o serviço presencial dos que nos visitam e tentamos servi-los bem. Mas, especialmente neste período de emergência sanitária que estamos vivendo, com a mobilidade limitada é mais difícil para muitos vir diretamente à Biblioteca. Portanto, este site aberto e comunicativo, rico e atraente, quer ser um lugar importante de acolhida, colaboração e abertura”, afirma.

“Com o site queremos nos fazer conhecer pelo que somos e pelo que temos e oferecer um serviço que alcance as fronteiras do mundo. Somos os bibliotecários do Papa porque a biblioteca é sua e foi aberta por sua vontade há muitos séculos. Portanto, queremos estar verdadeiramente ao serviço de nossos visitantes com um instrumento moderno e atualizado que proporcione imediatamente a resposta a uma pesquisa ou leve a um maior interesse pela Biblioteca”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas