Gaudium news > Biblioteca do Vaticano empresta manuscrito milenar para exposição em Dubai

Biblioteca do Vaticano empresta manuscrito milenar para exposição em Dubai

Esta é a primeira vez que o documento, produzido entre 800 d.C. e 830 d.C, sai do Vaticano.

Biblioteca do Vaticano empresta manuscrito milenar para exposicao em Dubai 1

Redação (13/10/2021 12:41, Gaudium Press) A Biblioteca Apostólica do Vaticano enviou três históricos manuscritos originais para Dubai, onde ficarão expostos até o dia 31 de março de 2022, em uma feira mundial dos Emirados Árabes Unidos.

Documento do século IX nunca tinha saído do Vaticano

O mais antigo desses documentos foi produzido entre 800 d.C. e 830 d.C. pelo Bayt al-Ḥikmah e é uma tradução árabe da introdução do estudioso grego Theon de Alexandria às ‘Tabelas úteis’ de Ptolomeu. É a primeira vez que o manuscrito sai da Biblioteca do Vaticano.

Os outros dois documentos históricos em exposição são um manual sobre o uso de algarismos arábicos no Ocidente, de Leonardo Fibonacci, datado entre 1170 e 1250, e a observação do astrônomo Tomás de Orta do século XVI sobre a reforma do calendário gregoriano.

Pavilhão da Santa Sé na Expo Dubai

O pavilhão da Santa Sé foi projetado por Monsenhor Tomasz Trafny e o arquiteto Giuseppe Di Nicola para conter uma reprodução do afresco de Giotto sobre o encontro com o Sultão, uma cópia da “Criação de Adão” de Michelangelo do teto da Capela Sistina, uma instalação de vídeo sobre a Biblioteca do Vaticano e alguns uniformes da Guarda Suíça.

Com pavilhões multimilionários e mais de 190 países participantes, a Expo Dubai é a primeira feira mundial realizada no Oriente Médio. Dentre as peças expostas, destaca-se a réplica em 3-D de mármore do ‘David’ de Michelangelo presente no pavilhão da Itália. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas