Gaudium news > Biblioteca com documentos históricos é reaberta na França

Biblioteca com documentos históricos é reaberta na França

Um antigo convento dos dominicanos, atualmente biblioteca, foi reinaugurado e é o depositário de um acervo de documentos de imenso valor histórico

Livros antigos e codices manuscritos

Redação (18/08/2022 16:20, Gaudium Press) A biblioteca dos dominicanos, em Colmar, no leste da França, reabriu suas portas após quatro anos de restauração.

A construção medieval do século XIV era primeiramente um convento dos dominicanos. Durante a Revolução Francesa, o edifício se tornou um posto da polícia e, por fim, após a Segunda Guerra tornou-se uma biblioteca.

A biblioteca do convento dos dominicanos é o depositário de escritos que contam a história da região francesa da Alsácia.

A biblioteca está no antigo convento dos dominicanos de Colmar e abriga a segunda maior coleção de incunábulos da França. Dos 400.000 documentos que são propriedade da biblioteca, 2.300 são incunábulos.

Os incunábulos são obras impressas que datam do início da imprensa, antes do ano de 1.500.

Desta forma, a biblioteca dos dominicanos de Colmar está atrás apenas da Biblioteca Nacional da França em número de incunábulos, no país.

Entre as obras que merecem maior destaque está um exemplar da Bíblia do tipógrafo Johannes Mentel de 1460, portanto um dos primeiros livros impressos na Europa.

A biblioteca guarda também um acervo de 1.800 manuscritos, sendo os mais antigos do século VIII; e ainda: 35 mil livros dos séculos XVI ao XVIII, 21 mil estampas e desenhos antigos, 40 mil documentos ditos “alsacianos”, pois são documentos antigos ou contemporâneos sobre a região francesa.

A biblioteca pode ser visitada pelo público e algumas obras podem até ser emprestadas. As mais recentes, é claro…

Apenas pesquisadores e estudiosos podem solicitar a permissão para consultar as obras mais antigas da biblioteca.

Contudo, a biblioteca oferece uma exposição permanente de cerca de 100 obras extraídas de várias coleções para apreciação do público. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas