Gaudium news > Bento XVI retorna a Roma, depois de visitar o irmão doente na Alemanha

Bento XVI retorna a Roma, depois de visitar o irmão doente na Alemanha

Em sete anos, esta foi a segunda vez que o Papa Emérito deixa seu retiro no Vaticano e a primeira vez que deixa Roma para fazer uma viagem ao exterior, após sua renúncia.

Em sete anos, esta foi a segunda vez que o Papa Emérito deixa seu retiro no Vaticano para fazer e a primeira vez que deixa o vaticano para fazer uma viagem após sua renúncia.

 

Redação (22/06/2020 16:09, Gaudium Press) O papa emérito Bento XVI retornou ao Vaticano nesta segunda-feira, 22 de junho, após uma viagem de cinco dias à Alemanha, onde visitou seu irmão de 96 anos, Georg Ratzinger.

O papa emérito de 93 anos viajou para a Alemanha em 19 de junho, em cadeira de rodas e visivelmente enfraquecido, informou o site Vatican News. Bento XVI foi acompanhado de seu secretário, uma das freiras que é sua cuidadora, um segurança do Vaticano, um médico e uma enfermeira.

Esta é a segunda vez em sete anos que ele deixa seu retiro.

Na ocasião anterior, ele passou alguns dias em Castel Gandolfo, perto de Roma. Contudo, esta é a primeira vez que deixa território vaticano desde sua renuncia. Atualmente vive com o arcebispo alemão Georg Gänswein e quatro religiosas italianas.

Motivo da viagem

O irmão mais velho do papa emérito, o padre Georg Ratzinger, de 96 anos, está gravemente doente: “Talvez seja a última vez que se vejam neste mundo”, declarou o porta-voz da arquidiocese de Ratisbona, Clemens Neck.

Bento XVI retorna a Roma depois de visitar o irmão doente na Alemanha

A estada de Bento XVI na Alemanha

Depois de chegar a Regensburg na sexta-feira (19/06)  à tarde, os dois irmãos concelebraram a Santa Missa. Bento XVI retirou-se para o seminário à tarde e voltou à casa de seu irmão à noite.

No dia seguinte, depois de um café da manhã bávaro no seminário, Bento XVI novamente concelebrou outra Santa Missa com seu irmão, pelo solenidade do Sagrado Coração de Jesus. À noite, mais uma vez, Bento XVI voltou a estar com seu irmão Georg.

O programa do Papa Emérito no sábado, 20 de junho, levou-o a visitar a casa de sua família e sua antiga residência, onde morou de 1970 a 1977. Ainda nesse dia visitou o túmulo de seus pais e sua irmã Maria no cemitério em Ziegetsdorf, onde ele fazia meditações e rezava. Agora ele ainda rezou e aspergiu o túmulo com água benta.

Bento XVI visitou também sua antiga casa em Pentling, localizada nos arredores de Regensburg, onde trabalhou como professor de dogmática na universidade da cidade, antes de ser nomeado arcebispo de Munique e Freising em 1977. Atualmente esta casa é a sede do Instituto Papa Bento XVI, que preserva seu patrimônio teológico.

Nesta viagem o Papa emérito encontrou-se também com Dom Nikola Eterović, núncio apostólico na Alemanha. Nos anos do pontificado havia servido como Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.

O Papa emérito Bento XVI visitou a Alemanha pela última vez durante uma viagem papal oficial, em 2006. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas