Gaudium news > Bélgica: governo decreta suspensão de Missas com fiéis até 15 de janeiro

Bélgica: governo decreta suspensão de Missas com fiéis até 15 de janeiro

Bispos belgas: como muitos crentes, sentimos esse bloqueio das celebrações religiosas públicas nas igrejas como uma limitação à experiência de nossa fé.

Bispos belgas: como muitos crentes, sentimos esse bloqueio das celebrações religiosas públicas nas igrejas como uma limitação à experiência de nossa fé.

Redação (03/12/2020, 10:05, Gaudium Press) Através de um decreto ministerial de 29 de novembro, o Governo da Bélgica obriga os cerca de 6,5 milhões de católicos do país a celebrar o Natal em casa.

Bloqueio das celebrações religiosas públicas nas igrejas: uma limitação à expressão de fé

Em um comunicado distribuído para a imprensa em 1º de dezembro, os Bispos belgas reconhecem a necessidade de medidas para conter a pandemia do coronavírus.
Porém, o Episcopado belga ressalta que “os Bispos, como muitos crentes, sentimos esse bloqueio das celebrações religiosas públicas nas igrejas como uma limitação à experiência de nossa fé”.

Os Bispos afirmam também que “querem retomar o diálogo com os serviços governamentais competentes para consultar sobre a retomada das celebrações religiosas públicas, retomada enquadrada por protocolos que garantam a máxima segurança”.
Bispos belgas exortam sacerdotes a manter as igrejas abertas para orações privadas em dezembro e janeiro

Na declaração emitida na terça-feira, 01 de dezembro, os bispos belgas exortaram os sacerdotes a manter as igrejas abertas para orações privadas o maior tempo possível em dezembro e janeiro.
Os Bispos “recomendam também aos responsáveis ​​pelas paróquias que autorizem uma visita ao presépio da igreja nos dias de Natal, no cumprimento das medidas de proteção contra a COVID-19. “E, em particular, –recomendam os Bispos aos sacerdotes– que mostrem solidariedade com aqueles que atravessam um período particularmente difícil, depois da crise atual ”.

Os Bispos concluem sua nota de imprensa reiterando o pedido de que: “Mesmo no confinamento, permaneçamos em comunhão ”.

Bispos belgas: como muitos crentes, sentimos esse bloqueio das celebrações religiosas públicas nas igrejas como uma limitação à experiência de nossa fé.

Os católicos belgas e o lockdown estabelecido em março de 2020 pelo governo

A Bélgica, que tem 11,5 milhões de habitantes faz fronteira com a França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda, tendo a maior taxa porcentual de mortalidade pela covid-19 do mundo.
A Igreja inicialmente suspendeu as missas públicas em março deste ano, quando o país entrou em seu primeiro lockdown nacional. Na ocasião, as igrejas permaneceram abertas para orações individuais, bem como para batismos, casamentos e funerais em um número estritamente limitado.

O culto público nas Igrejas da Bélgica foi retomado em junho, porém, ele foi suspenso novamente em 2 de novembro em meio a um segundo confinamento nacional, após o surgimento de um novo aumento de casos da pandemia do coronavírus. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas