Gaudium news > Beato Filipe Rinaldi: discípulo fiel de Dom Bosco

Beato Filipe Rinaldi: discípulo fiel de Dom Bosco

No dia 5 de novembro, a Igreja celebra a memória de Beato Fillipo Rinaldi. Aos 21 anos, conheceu São João Bosco. Contribuiu grandemente para a expansão da Congregação Salesiana, da qual foi Vigário Geral e, depois, Reitor Maior.

Beato Filippo Rinaldi

Redação (05/12/2025 06:51, Gaudium Press) O beato Filipe Rinaldi, salesiano, nasceu em 28 de maio de 1856 em Lu Monferrato. Aos 22 anos, ingressou na comunidade de Dom Bosco.

Foi encarregado da formação de aspirantes e noviços e, em 1899, o beato Padre Rua enviou-o como diretor da comunidade de Sarriá, Espanha, tornando-se mais tarde o provincial principal desta comunidade.

Em seguida, foi nomeado Vigário Geral da Congregação Salesiana, onde brilharam seus dons como pai e pastor.

Criou centros de formação para ajudar as jovens trabalhadoras; promoveu as gráficas salesianas, incentivou os cooperadores salesianos, estabeleceu a Federação Mundial dos Ex-Alunos, instituiu os “Voluntários de Dom Bosco”.

Foi eleito Reitor-Mor dos Salesianos em 1922. A seu respeito, comentou o Pe. Francesia: “A única coisa que falta ao Padre Rinaldi é a voz de Dom Bosco: ele tem todo o resto”.

Foi um mestre da vida espiritual. Renovou a vida espiritual dos salesianos e foi um grande devoto de Maria Auxiliadora.

Pediu a Pio XI “indulgências para o trabalho santificado”.

Enviou muitos jovens salesianos para as missões, preparando-os primeiro de modo exemplar, aprendendo os idiomas e conhecendo os costumes dos povos missionários.

Faleceu em 5 de dezembro de 1931. Seus restos mortais estão na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Foi beatificado por São João Paulo II em 1990.

Com informações Sdb.org

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas

  • Um dilema: inveja ou restituição?

    Ao longo da vida, a Providência pede de nós um ato de restituição, exigindo, possivelmente, a renúncia de certos dons que Ela mesma nos concede...

    Mais
  • Santa Margarida da Hungria

    A Igreja celebra, no dia 18 de janeiro, a memória de Santa Margarida, filha do rei Bela IV, da Hungria, que se consagrou ao Senhor como religiosa d...

    Mais