Gaudium news > Beatificação de Gregório Hernández: Papa envia vídeo mensagem a venezuelanos

Beatificação de Gregório Hernández: Papa envia vídeo mensagem a venezuelanos

O Beato José Gregório é modelo para todos. Ele “fez do Evangelho o critério da sua vida” ao observar os mandamentos, participar diariamente da Eucaristia e dedicar tempo à oração.

O Beato José Gregório é modelo para todos. Ele “fez do Evangelho o critério da sua vida” ao observar os mandamentos, participar diariamente da Eucaristia e dedicar tempo à oração.

Cidade do Vaticano (30/04/2021, 10:58, Gaudium Press) Por ocasião do rito litúrgico de beatificação do médico venezuelano Dr. José Gregório Hernández, na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, o Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo dirigida à Igreja da Venezuela e aos fiéis católicos venezuelanos.

Na mensagem o Papa afirma saber do entusiasmo de todo venezuelano pela chegada desse momento que é esperado há tantos anos:
“Confesso a vocês –disse o Papa– que não encontrei um venezuelano, aqui no Vaticano, seja na praça, seja em audiência privada, que, no meio da conversa, no final, não perguntasse: quando é a beatificação de Dr. Gregório? Eles o mantiveram na alma… Bem, agora esse desejo está sendo realizado. ”

Beato Gregório Hernández: modelo de católico que “fez do Evangelho o critério da sua vida”

Em seguida, Francisco ressaltou em suas palavras ditas diretamente aos católicos da Venezuela que o Dr. José Gregório está posto como modelo de valores cristãos.

Ele “fez do Evangelho o critério da sua vida” ao observar os mandamentos, participar diariamente da Eucaristia e dedicar tempo à oração.
Dr. José Gregório foi um homem de fé e ciência, “a serviço da saúde e do ensino”, enfim, afirma Francisco “um modelo de santidade comprometido com a defesa da vida” e que serviu a todos, “como um Bom Samaritano, sem excluir ninguém”.

O novo Beato seguiu “o exemplo que Cristo nos deixou durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos discípulos e de todos porque os amava”

Ainda em sua mensagem o Pontífice sublinhou que o trabalho do médico foi realizado “a partir do exemplo que Cristo nos deixou durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos seus discípulos e de todos porque amava todos”.

O Papa pergunta, então, a propósito do novo Beato:
“E o que é hoje esse lavar os pés uns dos outros? Eu me pergunto, para todos nós e, especificamente, para vocês, que hoje celebram a beatificação deste grande lavador de pés.”

“Por exemplo, significa acolher, receber uns aos outros, ver o outro como um igual, alguém como eu, sem desprezar: não desprezar ninguém. ”

“É também servir uns aos outros, estar disposto a servir, mas também deixar que outros nos ajudem, nos sirvam: ajudar e deixar que nos ajudem.
Um outro exemplo é perdoar uns aos outros, porque devemos perdoar e permitir que nos perdoem, sentirmo-nos perdoados.
Em última análise, lavar os pés uns dos outros é amar uns aos outros. ”

Continuando a falar para os fiéis venezuelanos, o Papa quis tratar da importância de perdoar e de nos deixarmos ser perdoados, porque “não somos autônomos, que não precisamos de nada, nem mesmo de perdão. Todos precisamos de ajuda, todos. Todos nós precisamos de perdão”.

Com essa Beatificação, Deus concede uma bênção ao país e convida à conversão do país

Para o Papa Francisco, a Beatificação do Dr. José Gregório “abre a porta da esperança e da alegria”

Em meio a todas as dificuldades, o Papa encorajou novamente a seguir o “exemplo de serviço altruísta” do “Médico dos Pobres”.

Com a beatificação do Dr. José Gregório, Francisco afirmou que Deus está concedendo uma bênção especial ao país e convidando “à conversão para uma maior solidariedade uns com os outros, para produzir juntos a resposta do bem comum tão necessária para que o país ressuscite, renasça depois da pandemia com espírito de reconciliação”.

Em qualquer contexto de dificuldade, seja em casa ou na sociedade, lembrou o Pontífice, “precisamos sempre da reconciliação, da mão estendida!”:

“Acredito sinceramente que este momento de unidade nacional, em torno da figura do médico do povo, constitua um momento especial para a Venezuela e exige de vocês ir mais longe, dando passos concretos em favor da unidade, sem se deixarem vencer pelo desânimo. […] Rezo a Deus pela reconciliação e pela paz entre os venezuelanos”.

“Eu gostaria de visitá-los” e rezo para que o Beato inspire as instituições públicas, para que “ofereçam segurança e confiança a todos”

Antes de encerrar sua Mensagem o Papa disse: “Eu gostaria de visitá-los” e afirmou que também está rezando para que o Beato inspire as instituições públicas, para que “ofereçam segurança e confiança a todos”.

“Rezo para que, todos juntos, possamos recuperar aquela Venezuela na qual todos sabem que têm um lugar, na qual todos podem encontrar um futuro. E peço ao Senhor que nenhuma intervenção externa impeça vocês de percorrer esse caminho de unidade nacional”.

E voltou a repetir, encerrando: “Como eu gostaria de poder visitá-los. ” (JSG)

(Da Redaçao Gaudium Press, com informações Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas