Gaudium news > Basílica do Sagrado Coração é vandalizada na França

Basílica do Sagrado Coração é vandalizada na França

A Basílica do Sagrado Coração da cidade francesa de Rouen foi alvo de vandalismo e pilhagem na madrugada de 14 para 15 de novembro

525px Basilique du Sacre Coeur de Rouen wikipedia gerard

Basílica do Sagrado Coração, Rouen. Foto: Wikipedia; crédito: Gérard.

Redação (16/11/2023 16:00, Gaudium Press) A Basílica do Sagrado Coração da cidade francesa de Rouen foi alvo de vandalismo e pilhagem na madrugada de 14 para 15 de novembro. O Santíssimo Sacramento foi poupado, mas o altar e o coro foram profanados e danificados.

O sacristão da basílica foi o primeiro a dar-se conta dos danos cerca das 10 horas da manhã do dia 15. Ele encontrou o interior do templo em completa desordem. Uma imagem foi destruída e objetos sagrados pilhados.

Os criminosos tentaram abrir a porta do sacrário, mas não tendo conseguido, lançaram-no ao solo, danificando assim os altares do presbitério.

Segundo uma estimativa feita pelo prefeito de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, a restauração dos danos chega a um milhão de euros, dinheiro que deverá ser gasto pela diocese, já que a basílica não é propriedade da República.

Uma Missa de reparação seguida por duas horas de adoração ao Santíssimo Sacramento foi celebrada no interior da basílica nesta quinta-feira, 16 de novembro, pelo Arcebispo Dominique Lebrun.

Os paroquianos ficaram chocados com a devastação no interior da basílica e se mobilizaram para fazer a segurança da igreja. Até que todas as fechaduras da basílica sejam trocadas e reforçadas, alguns paroquianos vão se revezar para dormir no interior da igreja. Um boletim de ocorrência foi feito para registrar a invasão e os crimes, e a polícia está investigando o caso. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas