Gaudium news > Basílica de São Pedro terá Via Sacra meditada em todas as sextas-feiras da Quaresma

Basílica de São Pedro terá Via Sacra meditada em todas as sextas-feiras da Quaresma

O momento celebrativo terá início no dia 4 de março e seguirá sendo realizado em todas as sextas-feiras do Tempo da Quaresma, até o dia 8 de abril, sempre às 16 horas, horário local.

Basilica de Sao Pedro tera Via Sacra meditada em todas as sextas feiras da Quaresma

Cidade do Vaticano (02/03/2022 12:26, Gaudium Press) Como uma forma de melhor celebrar o tempo da Quaresma, a Fábrica de São Pedro está propondo um exercício espiritual voltado aos fiéis que visitarem a Basílica de São Pedro durante a Quaresma: uma Via Sacra meditada entre as naves do principal templo da Igreja Católica.

Paixao de Cristo realizadas pelo artista italiano Gaetano Previati 2

Celebração seguirá até o mês de abril

O momento celebrativo terá início no dia 4 de março sob a estátua de Verônica, à esquerda do Baldaquino de São Pedro e seguirá sendo realizado em todas as sextas-feiras do Tempo da Quaresma, até o dia 8 de abril, sempre às 16 horas, horário local.

Além disso, graças à uma parceria entre a Fábrica de São Pedro e os Museus do Vaticano, as pinturas pictóricas da “Paixão de Cristo” realizadas pelo artista italiano Gaetano Previati (1852-1920) serão expostas pela primeira vez à devoção popular, dentro de um templo sagrado. As obras de arte permanecerão em exibição na Basílica vaticana até o dia 20 de abril.

Paixao de Cristo realizadas pelo artista italiano Gaetano Previati

“Paixão de Cristo” restaurada e exposta 120 anos depois

Através de um comunicado, o Cardeal Mauro Gambetti OFM Conv., Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro em do Vaticano, destacou que é a primeira vez que a Via Crucis de Previati, artista de Ferrara, Itália, é exposta à devoção popular dentro de um edifício sagrado. “Previati tinha feito ‘a Paixão’ para encorajar as pessoas a rezar através da arte estamos felizes que sua intenção, cento e vinte anos depois da obra (1902), tenha encontrado o lugar adequado em São Pedro”, destacou o Cardeal Gambetti.

A obra de Previati foi restaurada de forma precisa e cuidadosa pelos Museus Vaticanos, voltando ao seu esplendor original com imagens e cores vivas que narram a crucifixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Custodiada pelos Museus do Papa, a sequência de pinturas da Via Sacra de Previati ressalta o tema da dor e da Paixão de Cristo através do ritmo cromático; da figura imponente, trágica e monumental do Salvador; e da parábola luminística que envolvem a sucessão de imagens desde o primeiro painel até as trevas do último, no qual se cumpre a Paixão de Cristo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas