Basílica de São Pedro recebe caixão com o corpo do Papa Francisco
O caixão do Santo Padre foi conduzido em procissão liderada pelo Colégio de Cardeais reunidos em Roma.
Cidade do Vaticano (23/04/2025 11:41, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, os restos mortais do Papa Francisco foram transferidos da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde seu corpo permanece em câmara ardente para que os fiéis possam prestar as últimas homenagens.
Orações pela alma do Santo Padre
A cerimônia foi iniciada na capela da Casa Santa Marta com uma breve oração recitada pelo Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana. Além de rezar pela alma do Papa Francisco, o purpurado também agradeceu pelos seus doze anos de pontificado e pediu a Deus para que “em sua misericórdia e bondade, conceda ao falecido Papa um lar eterno no Reino dos Céus e conforte com esperança celestial a família papal, a Igreja em Roma e os fiéis em todo o mundo”.
Procissão liderada pelos Cardeais
O caixão do Santo Padre foi conduzido em procissão liderada pelo Colégio de Cardeais reunidos em Roma. Os mais de 20 mil peregrinos reunidos na Praça de São Pedro aguardavam, com carinho e devoção, a passagem do corpo do Pontífice que ingressou na Basílica de São Pedro. Após o caixão ser colocado diante do Altar da Confissão, o coro entoou a Ladainha dos Santos em latim.
Liturgia da Palavra e Salve Regina
Em seguida, o Cardeal Farrell presidiu uma breve Liturgia da Palavra, que incluiu a leitura do Evangelho de São João (17, 24-26) no qual se encontra a oração sacerdotal de Jesus proclamando o amor de Deus por Ele e por Seus discípulos. O rito foi concluído com o canto do Salve Regina, um hino mariano que começa com “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”.
Homenagens ao Papa Francisco
Por fim, os membros do Colégio Cardinalício prestaram suas homenagens ao falecido Papa Francisco, seguidos pelos fiéis peregrinos reunidos na Basílica de São Pedro. O templo permanecerá aberto até a meia-noite de quarta-feira, das 7h à meia-noite de quinta-feira e das 7h às 19h. na sexta-feira. (EPC)
Deixe seu comentário