Gaudium news > Basílica de Assis pronta para celebrar os 800 anos do primeiro presépio

Basílica de Assis pronta para celebrar os 800 anos do primeiro presépio

O Cardeal Arthur Roche, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, presidirá a Santa Missa de abertura das celebrações festivas.

Basilica de Assis pronta para celebrar os 800 anos do primeiro presepio

Foto: Divulgação/Basílica de Assis.

Assis – Itália (05/12/2023 12:16, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, serão iniciadas oficialmente as celebrações em preparação ao Natal na Basílica de São Francisco em Assis, na Itália. Um ponto alto das comemorações deste ano é o oitavo centenário do primeiro presépio, criado por São Francisco em Greccio.

Iluminação da árvore de Natal e videomapping na fachada da igreja

O Cardeal Arthur Roche, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, presidirá uma Santa Missa na igreja inferior da Basílica, às 17h. Após a celebração eucarística será realizada a cerimônia de inauguração da iluminação da árvore de Natal e do videomapping na fachada da igreja superior da Basílica.

Na ocasião também se seguirá o piedoso costume da bênção e inauguração do presépio de areia. O dia será encerrado com um concerto musical do grupo ‘Harmonias da Paz de Assis’, iniciado às 21h. O espetáculo contará com canções tradicionais de Natal em órgão e voz, conduzido por Frei Gennaro Becchimanzi, que apresentará seu último livro homônimo.

Presépio e Árvore de Natal de Assis

A árvore de Natal colocada na praça inferior de São Francisco foi doada pelo Valle d’Aosta. Trata-se de um abeto de 15 metros de altura proveniente do Parque Castel Savoia, em Gressoney-Saint-Jean. As bolinhas que decoram a árvore levam os nomes de benfeitores cujo apoio permitirá que muitas famílias em dificuldades tenham um Natal sereno.

Já o presépio instalado na praça inferior faz parte do projeto ‘Jesolo Sand Nativity’, que este ano é dedicado à vida de São Francisco de Assis. No total, 14 artistas internacionais trabalharam nas doze instalações de areia que representam os encontros mais significativos que marcaram a vida de Francisco. A instalação principal, que ficará em exposição até 7 de janeiro, retrata o tradicional presépio com o Santo de Assis segurando o menino Jesus em seus braços. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas