Gaudium news > Basílica de Assis: Afresco de Nossa Senhora com São Francisco será restaurado

Basílica de Assis: Afresco de Nossa Senhora com São Francisco será restaurado

O trabalho de restauração do afresco será iniciado em janeiro de 2023, com previsão de um ano de duração.

Basilica de Assis Afresco de Nossa Senhora com Sao Francisco sera restaurado

Foto: Arquivo Fotográfico Sacro Convento Assis.

Itália – Assis (08/12/2022 15:34, Gaudium Press) Um célebre afresco presente na Basílica de São Francisco, na cidade italiana de Assis e de autoria do pintor italiano Cenni di Pepo será restaurado por uma equipe de especialistas, informou a Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagens da Úmbria.

Madona e o Menino com Anjos e São Francisco

A obra de arte intitulada ‘Madona e o Menino com Anjos e São Francisco’ e também conhecida como ‘Majestade de Assis’, (Maestà di Assisi) representa Nossa Senhora sentada em um trono com o Menino Jesus, ladeada por anjos e acompanhada de um retrato de São Francisco de Assis.

O trabalho de restauração do afresco, produzido entre os anos de 1285 e 1290, será iniciado em janeiro de 2023, sendo financiado pela montadora de automóveis Ferrari. Uma equipe da Tecnireco liderada pelo restaurador-chefe da Basílica, Sergio Fusetti, supervisionará o projeto, que tem duração prevista de um ano.

Um dos retratos mais antigos de São Francisco de Assis

Para o Frei Marco Moroni, custódio do Sagrado Convento de Assis, o afresco é famoso porque “representa, além de uma imagem monumental de Nossa Senhora, um dos retratos mais antigos de São Francisco, que, segundo a tradição, foram feitos a partir das insinuações de quem o conheceu pessoalmente”.

Segundo Moroni, “a obra nos transmite o retrato mais conhecido, possivelmente o mais antigo e o mais realista de São Francisco”. O religioso franciscano agradeceu a Ferrari por “apoiar e valorizar a arte italiana da qual somos orgulhosos guardiões”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas