Gaudium news > Aumento vocacional gera abertura de novo Seminário Maior na Tanzânia

Aumento vocacional gera abertura de novo Seminário Maior na Tanzânia

A Tanzânia possui atualmente mais de 2 mil sacerdotes autóctones que, juntamente com missionários estrangeiros, assistem cerca de 14 milhões de fiéis.

 

Aumento vocacional gera abertura de novo Seminário Maior na Tanzânia 1

Tanzânia – Kahama (12/05/2020 10:00, Gaudium Press) Por conta de um significativo aumento de vocações sacerdotais, a Igreja na Tanzânia inaugurará em outubro deste ano o Seminário Maior de Nazaré, localizado na Diocese de Kahama.

Número de vocações sacerdotais em constante crescimento

As vocações no país têm manifestado um constante crescimento desde a ordenação dos quatro primeiros sacerdotes autóctones em 1917. Este fato pode ser atestado pela saturação dos cinco principais seminários existentes: o de Nossa Senhora dos Anjos de Kibosho, o de Santo Agostinho em Peramiho, o de Santo Antônio de Pádua em Ntungamo, o de São Paulo em Kipalapala e o de São Carlos Lwanga, em Segerea.

 

Aumento vocacional gera abertura de novo Seminário Maior na Tanzânia 2

Esses seminários têm registrado um número de inscritos maior ao de sua capacidade. Os de Kibosho e Ntungamo, por exemplo, possuem 140 seminaristas ‘excedentes’, sendo que para o próximo ano acadêmico 2020-2021, outros 250 devem iniciar seus estudos superiores. Entretanto, 100 destes correm o risco de não serem admitidos nos cursos.

Necessidade de um novo Seminário Maior

Esse é um dos motivos que tornam necessária e urgente a construção do novo Seminário Maior em Kahama. A Conferência Episcopal do país iniciou a captação de recursos para financiar a realização do projeto, entretanto, as contribuições locais não são suficientes. Por este motivo, os Bispos do país, estão apelando à generosidade de outros doadores.

 

Aumento vocacional gera abertura de novo Seminário Maior na Tanzânia 3

A Tanzânia possui atualmente mais de 2 mil sacerdotes autóctones que, juntamente com missionários estrangeiros, assistem cerca de 14 milhões de fiéis, que correspondem a cerca de um terço da população, da qual mais de 40% é cristã e 35% é muçulmana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas