Gaudium news > Aumento de Vocações sacerdotais na Tanzânia: Igreja inaugura novo Seminário Maior

Aumento de Vocações sacerdotais na Tanzânia: Igreja inaugura novo Seminário Maior

Com o aumento de vocações, 200 seminaristas corriam o risco de ficarem sem estudar: os cinco seminários existentes não tinham mais vagas.

Com o aumento de vocações, 200 seminaristas corriam o risco de ficarem sem estudar: os cinco seminários existentes não tinham mais vagas.

Redação (16/12/2020, 18:55, Gaudium Press) A Igreja na Tanzânia tem um novo Seminário Maior. Trata-se do Seminário Maior de Nazaré de Kahama, inaugurado oficialmente no dia 5 de dezembro com uma solene Missa presidida
pelo cardeal Polycarp Pengo, arcebispo emérito de Dar es-Salaam.

A informação é do blog da Amecea, Associação das Conferências Episcopais da África Oriental.

106 alunos já estão matriculados no primeiro ano do Curso de Filosofia e esse número poderá subir para 480

O aumento das vocações na Tanzânia tem sido tão elevado que, para o ano letivo de 2020-2021, 200 seminaristas corriam o risco de não serem admitidos nos cursos: os cinco seminários existentes não tinham mais vagas.
O novo Seminário Maior terá inicialmente um curso de filosofia e no futuro breve estará em funcionamento também o Curso de Teologia.
São 106 alunos matriculados no primeiro ano do Curso de Filosofia e a previsão é de que em três anos esse número chegue a um total de 480 seminaristas.

Novo Seminário: projeto que já vinha sendo estudado por causa do crescente número de pedidos de ingresso em seminários

O projeto já vinha sendo estudado há algum tempo pela Conferência Episcopal da Tanzânia (TEC) para fazer frente ao crescente número de vocações sacerdotais no país.

“Acrescentamos dormitórios em nossos seminários, enviamos alguns deles para seminários de congregações religiosas, abrimos centros de formação em Morogoro e algumas dioceses enviaram seus seminaristas ao exterior.
Mas esses esforços não foram suficientes ”, recordou durante a cerimônia de inauguração padre Joseph Mlola, presidente do Conselho Nacional dos Seminários Maiores da Tanzânia, que agradeceu aos bispos, mas também à Diocese de Kahama e aos vários benfeitores que financiaram o projeto.

Na inauguração, o cardeal Pengo elogiou todos os bispos por terem empreendido esta ambiciosa iniciativa e falou de “um dia de alegria para a Igreja na Tanzânia”, pedindo a todos, bispos, sacerdotes e fiéis, que continuem a colaborar para o desenvolvimento do novo seminário, apesar das dificuldades e desafios que isso acarretará.

A sua abertura é, de fato, apenas um primeiro passo: faltam ainda salas de aula, um escritório administrativo e várias infraestruturas que irão chegar com o tempo. Além disso, está prevista a construção de um convento para as irmãs que servirão no seminário.
Dom Rutechura, por sua vez, agradeceu aos Seminários Maiores do país, aos bispos e católicos que com sua contribuição possibilitaram iniciar os cursos já este ano, pedindo compreensão à Conferência Episcopal para os próximos três anos.

Desde a ordenação dos primeiros 4 sacerdotes autóctones em 1917, tem se registrado um crescimento constante de vocacionados com um novo aumento nos últimos anos, o que levou à saturação dos cinco maiores seminários existentes:
o de Nossa Senhora dos Anjos de Kibosho, o de Santo Agostinho em Peramiho, o Seminário Maior de Santo Antônio de Pádua em Ntungamo, o de São Paulo em Kipalapala, além do Seminário Maior de São Carlo Lwanga em Segerea.

Atualmente na Tanzânia existem mais de 2 mil sacerdotes autóctones, que juntamente com missionários estrangeiros assistem cerca de 14 milhões de fiéis, o equivalente a cerca de um terço da população, mais de 40% cristãos e cerca de 35% muçulmanos. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, foto VaticanNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas