Gaudium news > Audiência Geral: São José, padroeiro da Igreja Universal

Audiência Geral: São José, padroeiro da Igreja Universal

Este foi o tema da última catequese do Papa Francisco.  

Sao jose

Redação (16/02/2022 15:43, Gaudium Press) Na audiência geral de hoje, ao concluir a catequese sobre São José, o Papa fez algumas considerações a respeito do Patriarca como Padroeiro da Igreja.

Disse que para compreender este título de São José basta ler o Evangelho: “De fato, no final de cada história em que José é o protagonista – observou o Pontífice – o Evangelho diz que ele toma consigo o Menino e sua mãe e faz o que Deus lhe ordenou (cfr Mt 1,24; 2,14.21). Isso destaca o fato de que José tem a tarefa de proteger Jesus e Maria”.

São José, Jesus e Maria são o núcleo primordial da Igreja: “Jesus é homem e Deus; Maria, a primeira discípula, é a Mãe; e José, o guardião”. E também nós “devemos sempre nos perguntar se estamos protegendo com todas as nossas forças Jesus e Maria, que estão misteriosamente confiados à nossa responsabilidade, ao nosso cuidado, à nossa guarda”.

Deus confiou em São José e “São José não pode deixar de ser o guardião da Igreja, porque a Igreja é a extensão do Corpo de Cristo na história; e, ao mesmo tempo, na maternidade da Igreja espelha-se a maternidade de Maria “.

“José, enquanto continua a proteger a Igreja, continua a proteger o Menino e a sua Mãe, e nós também, amando a Igreja, continuamos a amar o Menino e a sua Mãe”.

São José é invocado como protetor de todos os necessitados, dos exilados, dos aflitos e também dos moribundos. E também nós devemos aprender com José a “custodiar” estes bens: amar o Menino e a sua mãe; amar os Sacramentos e o povo de Deus; amar os pobres e nossa paróquia. Amar uns aos outros, cuidar dos outros. Cada uma dessas realidades é sempre o Menino e sua mãe, ressaltou o Papa.

Nossa devoção a São José deve nos fazer perguntar se realmente amamos a Igreja, “amar a Igreja, cuidar da Igreja e caminhar com a Igreja. A Igreja somos todos nós e não apenas um pequeno grupo. Guardar um ao outro, guardar reciprocamente.”

O Papa convidou a convocar a intercessão de São José.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas