Audiência Geral: “São José é modelo de Paternidade”
Presseguindo com as catequeses sobre São José, o Papa Francisco ressaltou a paternidade do Patriarca e elogiou os casais que se tornam pais por meio da adoção
Redação (05/01/2022 13:15, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 05 de janeiro, o Papa Francisco continuou suas catequeses sobre São José, durante a audiência Pontifícia.
O Santo Padre explicou que São José é o pai putativo, ou seja, o pai adotivo de Jesus, e como tal tinha o direito de dar um nome a seu filho. Ora, no Antigo Testamento, o fato de dar o nome a uma pessoa significava ter autoridade sobre ela.
São José sabia que já havia um nome preparado por Deus para o filho de Maria: ‘Jesus’, que significa ‘Deus salva’”, explicou o Papa.
Uma sociedade órfã
Francisco disse que este aspecto da paternidade de São José é importante sobretudo em uma sociedade de orfandade notória. E relembrou um trecho da exortação apostólica Patris Corde:
“Não se nasce pai, se torna. E não se torna pai, apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outra pessoa, em certo sentido exerce a paternidade a seu respeito”.
Adoção: elevada forma de amor
Em seguida, o Papa elogiou os casais que decidem adotar, afirmando que a adoção é “uma das formas mais elevadas de amor”.
E incentivou a adoção dizendo que “Não devemos ter medo de escolher o caminho da adoção, de assumir o ‘risco’ do acolhimento”.
Em seguido, o Papa lamentou o inverno demográfico, referindo-se à diminuição da natalidade, explicando que os animais de estimação estão tomando o lugar dos filhos. E concluiu o pensamento afirmando que “Renegar a paternidade e a maternidade nos diminui, tira a nossa humanidade.” (FM)
Com informações Vatican News.
Deixe seu comentário