Gaudium news > Ataques suicidas no Iraque: Papa manifesta pesar ao presidente Barham Salih

Ataques suicidas no Iraque: Papa manifesta pesar ao presidente Barham Salih

Papa deplora atentado brutal em Bagdá, reza pelos falecidos e suas famílias, invoca sobre o Iraque e seu povo as bênçãos do Altíssimo.

Papa deplora atentado brutal em Bagdá, reza pelos falecidos e suas famílias, invoca sobre o Iraque e seu povo as bênçãos do Altíssimo.

Cidade do Vaticano (22/01/2021, 10:10, Gaudium Press) – Por volta de 30 pessoas morreram e outras 80 ficaram feridas, –muitas delas gravemente– em um ataque de terroristas suicidas ocorrido na quinta-feira, (21/01) ocorrido na praça de Al Tayaran, em Bagdá, no Iraque.

Dois homens-bomba se fizeram explodir em um mercado de roupas usadas, local muito movimentado, frequentado por muita gente, especialmente durante a manhã. Após a dupla explosão terrorista, o que se ouvia eram gritos de dor e desespero e a sirene das ambulâncias.

O porta-voz das Forças Armadas, Yahia Rasul, afirmou em breve comunicado que o ocorrido foi, na verdade, um “ataque terrorista executado por dois terroristas suicidas que se fizeram explodir quando as forças de segurança os perseguia” na região de Bab al Sharqi, no centro da capital iraquiana.

Ataque terrorista tem características das ações dos jihadistas do Estado Islâmico  

O ataque terrorista ainda não foi reivindicado, porém, pelo modo de agir, tudo leva a crer que tenha sido uma ação do grupo terrorista denominado Estado Islâmico que ocupou quase um terço do território do Iraque em 2014, antes que Bagdá declarasse ter ganho a guerra contra os jihadistas no final de 2017.

Desde aquela ocasião, as células terroristas dos jihadistas se esconderam nas zonas montanhosas e desertas do país e o Estado Islâmico só tem reivindicado ataques de pequena escala.

Telegrama de Francisco expressa pesar e solidariedade para com as vítimas

A propósito desse ataque terrorista, o Papa Francisco –que tem viagem marcada para o Iraque– enviou um telegrama de pesar ao presidente do Iraque, Barham Salih, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, pelas vítimas dos atentados.

O telegrama afirma que o Pontífice ficou profundamente triste ao saber dos ataques suicidas perpetrados na Praça Tayaran, em Bagdá:

Francisco deplora “este ato de brutalidade sem sentido”, e “reza pelos falecidos e suas famílias, pelos feridos e pelo pessoal da emergência presente”.

“Confiando que todos continuarão trabalhando para superar a violência com fraternidade, solidariedade e paz, o Papa Francisco invoca sobre a nação e seu povo a bênção do Altíssimo. ”  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas